Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Porto do Itaqui ampliará capacidade

Noticias Relacionadas

A produção agrícola tocantinense, com destaque para a soja, tem como principal destino para exportação o Porto do Itaqui, no Maranhão, que é responsável por escoar cerca de 70% da soja do Tocantins. Abastecido principalmente pelos Estados do Pará, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão – os quatro últimos formadores da região conhecida como Mapitoba – o Porto do Itaqui tem como meta aumentar a cobertura dada ao escoamento da produção destes estados com a ampliação do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM).

Segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Daniel Vinent, com a entrada em operação do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), a capacidade no Porto de Itaqui deve quintuplicar. “Haverá aumento das seguintes cargas: soja, farelo de soja, óleo de soja, milho. A capacidade do Itaqui passará das atuais 3,2 milhões de toneladas de grãos/ano para até 15 milhões de toneladas/ano”, disse Vinent.

O problema da falta de espaço para armazenamento de soja para exportação, alegado por empresas que realizam o transporte do grão, deve ser resolvido, de acordo com Vinent, já a tempo de receber o produto na safra 2013/2014. “As obras seguem em plena atividade e o TEGRAM vai ter armazéns entregues já em junho de 2014, o que vai possibilitar a adição de espaço já para receber as cargas das operações de exportação da próxima safra”, esclarece o diretor. (Rodrigo Correia)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias