Quem depende do transporte coletivo em Marabá, sudeste do Pará, precisa ter paciência e disposição para esperar pelos ônibus. Isto porque enquanto esperam, as pessoas ficam nas calçadas, expostas ao sol e a chuva. As paradas de ônibus da cidade não são cobertas e nem têm bancos.
“Tem que esperar em pé. Você fica horas e horas, principalmente quem vai para a Morada Nova [bairro da cidade], passa mais de 40 minutos esperando o ônibus no sol quente”, lamenta a professora Waneide Silva.
No horário de pico, por volta de meio dia, é ainda pior. Além de esperar cerca de uma hora e meia pelo coletivo, o usuário também precisa enfrentar o sol forte.
“Tem que pelo menos fazer a cobertura [da parada de ônibus]. E os ônibus tem que passar mais rápido também, e não passar tanto tempo parados no canto”, comenta o vigilante Josué Soares Pereira.
Em alguns bairros de Marabá existem paradas de ônibus, porém inacabadas. Faltam bancos e paredes para acomodar e proteger as pessoas do sol e da chuva. “É horrível. Quando está chovendo a gente se molha, quando está quente a gente queima no sol”, reclama uma moradoda.
Em nota, a Prefeitura de Marabá informou que já foi aberto um edital para licitação da construção de 220 paradas de ônibus. O prazo para a conclusão dos novos pontos é de quatro meses.




