Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, janeiro 24, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Polícia Civil e UFPA promovem curso sobre mediação de conflitos

Noticias Relacionadas

A Polícia Civil, por meio do Núcleo de Pacificação e Prevenção da Violência (NUPREV), em parceria com a Universidade Federal do Pará, promove nos dias 5, 6 e 7, o curso “Diálogo, Pessoa e Mediação de Conflitos: O Olhar do Serviço Social”. A programação, que tem como público-alvo a equipe de assistentes sociais em atuação nas Delegacias e Seccionais de Polícia, mas está aberta aos policiais civis em geral, acontecerá no auditório do bloco B, da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Belém. O evento contará com palestras ministradas pelas professoras doutoras da UFPA, Verônica Abreu e Vera Paracampo, que integram o curso de Serviço Social da instituição federal de ensino.

A meta é introduzir filosofias para a não violência e contribuir para a prática preventiva dos assistentes sociais nas Seccionais, Delegacias e Divisões Especializadas da Polícia Civil. Segundo a coordenadora do NUPREV, assistente social Graciane Almeida, a proposta é oferecer um curso técnico sobre mediação de conflitos (técnica que visa a redução de impasses entre as partes envolvidas), que, aliado a outros instrumentais técnico-operativos da área de Serviço Social, proporcionará uma formação importante para os assistentes sociais que atuam nas unidades policiais.

Ela explica que a Polícia Civil e a UFPA mantem uma parceria por meio do Programa Defesa e Paz Social, pelo qual alunos do curso de Serviço Social se inscrevem para estagiar nas Seccionais de Polícia e Delegacias da Região Metropolitana de Belém. A abertura do evento será no próximo dia 5, às 10 horas. O curso será ministrado das 9h às 18h.

O NUPREV é um núcleo formado pelos assistentes sociais do quadro da Polícia Civil que atuam nas unidades de Polícia Civil Metropolitana e superintendências regionais. O Núcleo atua na formulação e implementação de projetos na área social que objetivem a melhoria tanto das relações familiares quanto em comunidade. Também atua na promoção de ações que previnam fatores de risco e conflitos potenciais e concretos, visando a redução de condutas propulsoras de ações violentas e delituosas entre os usuários atendidos nas unidades policiais.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias