Debater os principais desafios para o desenvolvimento do Estado do Pará e da região amazônica, definindo os princípios e diretrizes para reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Com esse objetivo será realizada em Belém, nesta quinta (18) e sexta-feira (19) de outubro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional (I Ceder/PA).
Com a participação de representantes da sociedade civil, pesquisadores, gestores públicos, estudantes e autoridades dos governos estadual e federal, a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional será um grande fórum de debates sobre questões essenciais, como a definição de uma política de desenvolvimento para o Estado e a abordagem das desigualdades regionais em múltiplas escalas, oferecendo também a oportunidade de um momento de reflexão, avaliação e aprofundamento das discussões sobre o desenvolvimento regional no Brasil.
A I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional será coordenada pela Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), com apoio oficial do Ministério da Integração Nacional e do Instituto de Pesquisa Aplicada. Uma parceria que tem importância histórica na retomada da questão regional como prioridade para o crescimento de estados e do país.
O encontro reúne quatro eixos temáticos de discussão para os participantes: Governança, Participação Social e Diálogo Federativo; Financiamento do Desenvolvimento Regional; Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade; e Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável. A programação inclui atividades como painéis com a presença de especialistas nos temas em debate e palestras sobre temas mais específicos, além da constituição de grupos de trabalho, que irão discutir propostas de políticas nacional, macrorregional e estadual de desenvolvimento regional. A plenária final da conferência elegerá delegados-representantes do Estado do Pará para as etapas macrorregional e nacional da Conferência, além de aprovar o texto final com os resultados e propostas da Conferência Estadual. A ficha de inscrição pode ser preenchida no ato de credenciamento no Hangar, a partir das 8 horas.




