As reuniões do projeto ‘O Pará que Queremos’, do Instituto Teotônio Vilela (ITV), estão demonstrando que os desafios a serem vencidos para desenvolver o Pará são muito grandes. Uma das reclamações recorrentes nos debates foi a queda na qualidade do atendimento do Hospital Ophir Loyola.
Os debates estão sendo coordenados pelo senador Flexa Ribeiro, presidente estadual do PSDB – partido ao qual o instituto está ligado, e pelo presidente de honra do ITV, o ex-governador Simão Jatene. No último final de semana, além de realizar encontros nas sedes municipais de São Miguel do Guamá e Marapanim, a caravana visitou a comunidade quilombola de Santa Rita de Barreira, em São Miguel, e a vila Maú, na chamada ‘região da água doce’ de Marapanim.
As maiores demandas apresentadas pela população ouvida em cada um dos debates estavam relacionadas a construção de estradas, implantação de energia elétrica, construção de escolas e de sistemas de abastecimento de água. Em Marapanim, representantes das associações de carimbó pediram, também, a revisão da Lei Semear para incentivo a cultura.




