Técnicos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) estão realizando desde o último dia 28 de março uma jornada de palestras e vistorias nos principais municípios do pólo turístico Araguaia Tocantins. O objetivo, segundo o presidente da Paratur, Adenauer Góes, é levar aos municípios informações e orientações necessárias aos empreendedores da área, facilitando o fomento e assim o desenvolvimento do turismo naquela região.
Adenauer explica que algumas atividades fazem parte do cronograma de execução de dois convênios firmados em parceria com o Ministério do Turismo (MTur). Durante 15 dias, os técnicos do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur visitarão as cidades de Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Jacundá e Itupiranga.
Na próxima quarta-feira, dia 6, a equipe da Paratur, incluindo a Dioretoria de Fomento, realiza em Marabá, a partir das 14h, as palestras “Construção das Políticas Públicas para o Turismo” e “O papel da Instância de Governança Regional no desenvolvimento da atividade turística”. Na quinta-feira, dia 7, a partir das 8h, realiza oficinas com os profissionais locais, ligados ao pólo Araguaia Tocantins, visando construção de diagnóstico (identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas) dos municípios que integram o pólo.
Na sexta-feira, dia 8, a equipe realiza o seminário “Turismo Legal”. A programação começa às 13 horas, na sede da Câmara Municipal de Marabá, na avenida Transamazônica – Amapá, na Cidade Nova. Inicialmente haverá o credenciamento dos participantes, seguida da apresentaçãoda banda musical da Fundação Cristã de Amparo ao Menor de Marabá.
Às 14h45 acontece a palestra “Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Turismo”. Logo em seguida representantes do Núcleo de Registro e Qualidade da Paratur vão apresentar o programa TSI – Turismo Sustentável e Infância, do MTUR, executado pela companhia, visando a prevenção das diversas violações de direitos da criança e adolescente.
Está prevista para 16h45 uma das palestras mais importantes para os profissionais e empresários do turismo. É sobre a lei do Cadastur para PST – Prestadores de Serviços Turísticos, que prevê uma série de vantagens àqueles que desenvolvem suas atividades de forma legalizada, que estão cadastrados junto ao Ministério do Turismo e atentos às multas e penalidades passíveis de aplicação caso atuem de forma ilegal. Às 17:45, a palestra será “Mercado Turístico e o profissional Guia de Turismo”, proferida por Fábio Romero, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Pará. O evento encerra com um coquetel e entrega de certificados.
O Cadastur é o Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo. O Ministério do Turismo é responsável pelo cadastro; possui validade de dois anos; é gratuito e obrigatório para os seguintes prestadores de serviços turísticos – PST’s: agências de viagens; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; meios de hospedagem; guias de turismo; parques temáticos e acampamentos turísticos.
TSI – Em novembro de 2004, por ocasião do I Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável, foi lançado o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI). Naquele momento, o Ministério do Turismo afirmava seu compromisso com a proteção de crianças e adolescentes do Brasil. No Estado do Pará a Paratur – Companhia Paraense de Turismo é parceira do Programa TSI.
O objetivo principal do programa é a sensibilização da cadeia produtiva do turismo e a comunidade para a importância da prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Saiba mais sobre o TSI em www.turismo.gov.br
Estar presente nos 144 municípios paraenses é papel que a Paratur desempenha principalmente através de sua Diretoria de Fomento, que por sua vez leva programas, projetos e serviços a esses municípios, por meio das gerências de Negócios e de Infraestrutura Turística. Além do pólo Araguaia Tocantins e Belém, outros pólos começam a se fortalecer com a presença da Paratur. É o caso do pólo Marajó, que no mês passado foi beneficiado com licitação da empresa que está elaborando os projetos executivos para a construção do CIT – Centro de Informação Turística de Soure, Salvaterra e Camará. A empresa vencedora foi a Sanevias Consultoria e Projetos Ltda.
Também já foram licitados pelo presidente da Paratur no último mês, mais dois importantes projetos para a infraestrutura turística do Pará. A elaboração dos projetos executivos para a pavimentação urbana de Soure e para a sinalização turística de Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras e as Comunidades de Tartarugueiro e Santana do Arari.




