A Secretaria de Saúde de Paragominas realizou na tarde de ontem uma reunião envolvendo todas as secretarias do município para discutir ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e traçar metas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Segundo o secretário de saúde Lucídio Lobato, o apoio e compreensão da população é fundamental para combater a dengue no município. “Além das secretarias, vamos debater o tema com toda a sociedade, visitando instituições, organizações, sindicatos, empresas, comércios, escolas, igrejas, enfim, toda a sociedade será envolvida nas ações de combate à dengue aqui na cidade”, informa o secretário.
Apesar de o Ministério da Saúde não considerar Paragominas área de risco de epidemia de dengue, a Prefeitura já definiu algumas ações de prevenção da doença, como a borrifação do famoso “fumacê”, que a secretaria já está providenciando a compra para ser borrifado nos bairros com maior número de focos confirmados. Para minimizar o número de casos da doença no município, o prefeito Adnan Demachki diz que os donos de terrenos baldios ou lotes vazios sem manutenção serão notificados e terão até 20 de fevereiro para limpar o local.
Caso a orientação não seja cumprida, os proprietários serão multados. “O Código de Postura do Município nos autoriza a tomar essa atitude, pois o terreno sem manutenção representa um perigo à saúde pública”, afirma o prefeito. Ainda de acordo com o gestor, a legislação também permite a desapropriação de espaços cujo interesse é público ou significam risco à saúde da população. “Não vamos recuar. A dengue mata e, embora os casos no município não representem perigo, vamos combatê-la com todas as nossas armas”, diz.
Raimundo Martins, coordenador do Departamento Municipal de Endemias, informa que o primeiro levantamento feito este ano no município atestou, a média de 1,6 casos da doença até a segunda semana de janeiro. Ou seja, menos de duas pessoas no universo de uma população de cerca de 100 mil habitantes contraíram a doença na primeira quinzena de janeiro. (O Liberal)




