Tudo leva crer que este ano os veranistas devem contar com profissionais mais qualificados nas praias de Marabá. Com a abertura oficial do Verão 2011 no próximo domingo, nas praias do Tucunaré e do Geladinho, espera-se que o consumidor tenha a garantia de comidas melhor preparadas e serviços de boa qualidade nesses balneários. É o que também espera a Secretaria Municipal de Turismo, após ter ministrado treinamento voltado ao atendimento do cliente e higienização e manipulação de alimentos, em parceria com Sebrae, Uepa e Senac. Eles participaram do Seminário de Verão, nesta quarta-feira, 29, no Auditório da Faculdade Metropolitana.
Desse modo, barqueiros, rabeteiros, barraqueiros e ambulantes já devem estar aplicando os conhecimentos adquiridos e ansiosos à espera do grande público que frequenta as praias nesta época.
Este ano, barqueiros e rabeteiros estarão uniformizados, com suas embarcações cadastradas na prefeitura, pintadas e numeradas, para que a qualquer momento possam ser identificadas.
A rabeteira Sandra Rodrigues, junto do marido João Ricardo Gomes da Silva, os primeiros a pintarem sua rabeta, afirmam terem participado de todos os cursos disponibilizados pela prefeitura a fim de poder prestar melhor atendimento aos clientes.
Na sua embarcação de oito metros Sandra garante que só leva 6 passageiros por vez. O casal está aminado com o início do verão e espera realizar 200 viagens na alta temporada. “As rabetas cadastradas oferecem uma segurança a mais para o veranista, pois são a garantia que ele tem de que realmente será levado em segurança da orla à praia. Existem muitos casos de pessoas que agem de má fé e se utilizam desse trabalho para assaltar as pessoas”, conta Sandra Rodrigues, que já teve uma amiga vítima desses falsos profissionais.
Os barraqueiros e ambulantes foram capacitados para manipular e higienizar os alimentos, impedindo dessa maneira que os visitantes das praias possam ser contaminados pelos alimentos podendo sofrer intoxicação alimentar.
“Assim como os demais prestadores de serviço nas praias, eles também estarão uniformizados”, conta Vanuza da Silva Barbosa, secretária de Turismo de Marabá.
Há 34 anos trabalhando na praia do Tucunaré, Terezinha Rodrigues Matos Sales, também fez o curso e está satisfeita em poder sempre oferecer o melhor para seus clientes. Com 63 anos de idade, é uma figura tradicional e muito conhecida na cidade. Terezinha nasceu em Marabá e desde então mora na orla.
“Minha clientela é fiel e maravilhosa. Quanto mais eu me aperfeiçoar, mais fregueses vão surgir”, conta a tradicional barraqueira, que tem expectativa de que chegue muita gente de fora e que o verão deste ano seja bem melhor que o do ano anterior.
Renda extra
Essa é a uma das épocas mais felizes para o comércio, principalmente para aqueles que conseguem ver na temporada uma oportunidade de ganhar um dinheiro a mais para complementar à renda familiar.
É o caso da auxiliar de serviços gerais, Glícia da Silva Melo, que fez os cursos de capacitação, conseguiu férias no emprego e vai trabalhar pela primeira vez como ambulante na praia durante todo o mês de julho.
“Devido à fiscalização que acontecerá nas praias, é muito importante que saibamos lidar corretamente com os alimentos para evitar contaminação e transtornos à saúde dos banhistas. Esta será a minha primeira experiência como vendedora ambulante”, conta Glícia. (Correio do Tocantins)




