Por volta das 15h de terça-feira,10, foi registrado no prédio da antiga Delegacia de Parauapebas a terceira fuga de presos do ano. Pelo menos 10 detentos conseguiram abrir um buraco em uma das paredes da cela e fugiram pelo portão da frente da área onde fica a carceragem. Para abrir o buraco, que mede aproximadamente 50 centímetros de altura e 80 de largura, os presos usaram uma barra de ferro pontiaguda que estava escondida dentro de uma das celas. A polícia divulgou a imagem de oito deles.
Em seguida, os detentos serraram outra grade que, posteriormente, foi fixada pelos próprios policiais lotados na 20ª Seccional de Parauapebas, devido a fragilidade do prédio.
Após saírem da ala carcerária, os bandidos usaram novamente a barra de ferro para arrombar uma janela e, então, ganharam a liberdade abrindo o portão da frente.
Na hora da fuga, estavam no local um vigilante contratado pela prefeitura e um investigador de polícia que conteve a situação para que outros trancafiados não escapassem.
Toda a polícia de Parauapebas foi mobilizada após a fuga, e os policiais militares conseguiram devolver para trás das grades o primeiro recapturado. Trata-se de Júnior Barbosa Barreiro, vulgo “Júnior Mulambo”. Os foragidos: Alípio Pereira Miranda; Odilon Lima Lagos; Daniel Almeida; Marcos Sousa dos Santos; João Carlos Rodrigues Mota; José Carlos Marinho da Silva; Marcos Jhony Batista; Raimundo da Silva Diniz; Jordânio da Silva Almeida; e Júnior Barbosa Barreiro estão sendo procurados.
Segundo informações repassadas pelo delegado de Polícia Civil André Albuquerque, graças a frágil estrutura do prédio da antiga delegacia, onde estão comportados presos que aguardam a decisão da Justiça, a fuga já era esperada. “A imprensa já acompanhou inúmeras fugas e até noticiou a fragilidade do local onde os presos estão recolhidos”, observou. (Diário do Pará)




