Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Obras da nova Ponte JK que liga Aguiarnópolis-TO a Estreito-MA estão 75% concluídas e previsão de entrega é para dezembro

Noticias Relacionadas

Com 75% das obras concluídas, a nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), avança em ritmo acelerado e já muda a paisagem da região. Com investimento de R$ 171,1 milhões do Governo Federal, a obra é uma das mais aguardadas do Norte do país e deve ser entregue até o final deste ano, restabelecendo a ligação entre a malha rodoviária do Tocantins e o restante do Brasil.

A estrutura está sendo erguida com o método de balanço sucessivo, técnica moderna utilizada em pontes de grandes vãos, quando o uso de escoramentos convencionais é inviável. O sistema consiste na construção por etapas — chamadas de aduelas — que avançam a partir de pilares centrais, garantindo precisão e segurança. Até setembro, todas as 24 fundações e 26 pilares estavam finalizados. Além disso, as 45 vigas pré-moldadas foram concluídas e cinco das nove lajes já concretadas, evidenciando o bom andamento do cronograma.

O balanço também inclui a conclusão das aduelas de disparo e a execução das demais aduelas dos balanços sucessivos, com 20 das 60 peças já concretadas. O avanço nas pré-lajes e a presença constante das equipes no canteiro indicam que a obra está próxima da fase final de montagem. A nova estrutura, classificada como Obra de Arte Especial (OAE), começa a tomar forma visível às margens do Tocantins, despertando otimismo entre motoristas e moradores da região.

A ponte terá 630 metros de extensão e 19 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,6 metros, dois acostamentos de 3 metros, barreiras de proteção tipo New Jersey e dois passeios para pedestres. O projeto também prevê vão livre de 154 metros, o maior já construído no estado, consolidando a travessia como um marco de engenharia e uma nova rota estratégica para o escoamento da produção do Norte e Nordeste brasileiros.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias