Dois ônibus, adaptados para circular em áreas rurais e levar serviços de segurança e justiça às mulheres camponesas, serão entregues no próximo dia 23, em São Luís, pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), à governadora Roseana Sarney e à secretária de estado da Mulher, Catharina Bacelar. Está ação integra o programa federal Mulher, Viver sem Violência.
As unidades móveis percorrerão o interior do Maranhão para permitir mais acesso das mulheres à Lei Maria da Penha. Os veículos estão equipados com duas salas de atendimento, geradores de energia, ar condicionado, toldo, copa e banheiro adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência.
Ainda durante a cerimônia as autoridades do Governo do Estado, da Prefeitura de São Luís e do Sistema Estadual de Justiça firmarão a adesão ao programa “Mulher, Viver sem Violência”, em ato com a ministra Eleonora Menicucci.
Como parte do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, o programa visa articular o atendimento integral às vítimas por meio de serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda na casa da mulher brasileira. E reforça a rede existente de serviços públicos de governos estaduais, Distrito Federal, municípios, tribunais de justiça, ministérios e defensorias públicas.
De acordo com a secretária Catharina Bacelar, a doação será um marco no combate à violência de gênero no Maranhão. “Esses reforços irão contribuir com o trabalho que o Governo do Maranhão vem realizado no combate à violência de gênero”, afirma.
O estado hoje está no 10º lugar no ranking quando se trata de violência contra a mulher. Por meio do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’ e do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, o Governo Federal está reforçando as políticas de combate à violência doméstica, familiar e sexual nos estados, no DF, nas capitais, em municípios, em áreas rurais e regiões de fronteiras secas.




