Uma multidão de foliões participou, na noite deste sábado (11), na Avenida Litorânea, em São Luís, do “Baile de Abertura – Carnaval 400 Anos”, promovido pelo Governo do Estado. A governadora Roseana Sarney prestigiou o evento, que deu início a uma série de apresentações que continuará no período momesco oficial (de 18 a 21), com shows escolas de samba, blocos tradicionais e bandas.
A festa da noite de sábado, na Litorânea, foi animadas por grupos como Timbalada, Psirico, Argumento, Banda do Jegue, Confraria do Copo e Bicho Terra. Os artistas fizeram pular de alegria milhares de pessoas presentes à festa, que só terminou na madrugada de domingo (12). “Estamos vendo aqui a alegria do Carnaval em São Luís, que é uma festa de ritmos variados e que, neste espaço, ganha mais uma opção de diversão. Vamos mostrar nossa alegria, nossa música, nosso Carnaval de rua, nossa cultura para todo o Brasil. Por isso, convido a todos a brincarem no Maranhão, no Carnaval São Luís 400 anos”, ressaltou Roseana Sarney
Diversas celebridades e autoridades participaram da festa, entre as quais a jogadora do Maranhão Basquete Iziane, além de artistas, secretários de Estado, deputados e empresários. Para o secretário de Cultura, Luís Bulcão, a quantidade de pessoas que vieram participar do Carnaval da Litorânea demonstra o acerto do Estado em dar mais esta opção de espaço para o carnavalesco ludovicense. “Estamos aqui celebrando o amor e dando parabéns a São Luís”.
O folião que compareceu ao Baile da Litorânea pode desfrutar, no início, da apresentação do grupo de samba Argumento. Em seguida, a chuva começou a cair forte quando Timbalada subiu ao palco, mas nem por isso as pessoas deixaram o local. A chuva aqueceu ainda mais o público, que se divertiu no ritmo do grupo baiano.
“Só tenho a agradecer ao Governo do Estado por ter convidado a nossa banda a este evento tão importante para a nossa história nesta comemoração dos 400 anos de São Luís. E podendo dar uma mensagem de paz e alegria pra toda essa galera”, enfatizou o vocalista do Timbalada, Denny.
Depois foi a vez da Banda do Jegue fazer a festa dos foliões, no trio elétrico; e de volta ao palco principal, o Bicho Terra levantou a massa maranhense com as músicas conhecidas dos ludovicenses. “O Carnaval de São Luís é alegre, é ímpar, pois só nós temos aqui. E isso se percebe pela presença do público”, destacou o cantor Roberto Brandão, do Bicho Terra.
Com muita animação, a banda maranhense Confraria do Copo deu sequência à alegria. Depois o público foi ao delírio com Banda Psirico que fez a plateia pular, já na madrugada de domingo (12). “Obrigado a esta galera maravilhosa de São Luís, ao Governo do Maranhão, por eu estar aqui de volta podendo trazer paz e alegria”, disse, emocionado, o vocalista Márcio Víctor.
A cada apresentação dos grupos e bandas, os foliões maranhenses e turistas pulavam e se divertiam em clima de tranquilidade. “O Carnaval na Litorânea já começou com shows acima do esperado. Espero que no Carnaval possamos nos divertir assim como aconteceu na noite de hoje”, afirmou a vendedora Natália Karine. “Tudo está uma maravilha, nesta Ilha de São Luís”, completou Aidê Chaves Marques.
Para melhor conforto do público presente e dos artistas, foram montados, na Litorânea, um palco principal, com iluminação de alta tecnologia, painéis de LED e som de qualidade e, também, uma tenda gigante (7,20 metros de altura x 32 metros de comprimento x 12 metros de largura), com lona transparente e iluminação especial.
Programação na Litorânea
E a programação continuará na Avenida Litorânea, no período oficial do Carnaval. Sábado Gordo (18), a partir das 16h, estão programas 12 atrações. O início será com a Jardineira Vagabundos do Jegue. Na sequência, virão o Tambor de Leonardo, bloco Os Fuzileiros da Fuzarca e bateria da escola de samba Favela do Samba, Confraria do Copo, Banda Bandalla, Bloco do Reggae, Bicho Terra, banda Sarypa e Boneco Guelo.
No domingo (19), as atrações serão Jardineira Máquina do Tempo (Baile Infantil), Bloco Reggae, Banda Samba de Elite, Bicho Terra, Banda Tuatara e Banda Lapada. Na segunda (20), estão confirmados Jardineira Vagabundos do Jegue, Tambor da Fé em Deus, Bloco Os Tremendões, bateria da Turma do Quinto, Bloco Jegue Folia, Banda São Ninguém, Confraria do Copo, Bicho Terra, Banda 5% e Bloco do Reggae.
Para encerrar a festa, na Terça-Feira Gorda (21), tem Jardineira Máquina do Tempo, Tambor de Apolônio, Bloco Os Feras, Bloco do Reggae, bateria da Flor do Samba, Banda Tribo de Jah, Bloco Jegue Folia, Banda Bicho Terra, Argumento, Capim Cubano e Confraria do Copo.




