A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Anjo da Guarda, localizada em frente à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), foi vistoriado na manhã desta quinta-feira, 11, pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad . A obra, que começou no início do ano, já está em fase de acabamento e será entregue no final deste mês. Ricardo Murad, juntamente com o secretário-adjunto de Administração e Finanças, Fernando Neves; o secretário-adjunto de Saneamento, Jorge Mendes; e engenheiros da Secretaria verificaram o andamento da construção da UPA.
O projeto UPA 24h é uma iniciativa do governo federal, em parceria com o governo estadual, para reorganizar o fluxo do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Elas oferecem assistência de urgência 24h e ajudam a desafogar os prontos-socorros dos hospitais, reduzindo as filas. Além do Anjo da Guarda, o bairro Vila Luizão, em São Luís, e os municípios de Coroatá, Codó, Imperatriz, Timon e São João dos Patos também receberão uma UPA, construídas com recursos dos governos federal e estadual. Já para as UPAs do Vinhais e da Cidade Operária estão sendo injetados somente recursos do Tesouro Estadual.
O secretário destacou que a construção da unidade do Anjo da Guarda está sendo feita com tecnologia inovadora, com estrutura formada por painéis isotérmicos, feitos de aço e revestidos de isopor. Esse material, usado na construção da UPA de São Bernardo do Campo, em São Paulo, permite que haja uma redução de até 75% do tempo para a construção. Com o uso das chamadas placas isotérmicas, o prédio fica mais resistente, a obra termina mais rápido, fica mais barata e não prejudica o meio ambiente. “As placas fazem uma redução de 50% no consumo de energia do prédio”, destacou Jorge Mendes.
O material usado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta construção a coloca na categoria de “unidade limpa”, pois o acabamento dos prédios, usando cantoneiras boleadas, evita o acúmulo de sujeira.
A UPA do Anjo da Guarda, que possui 1.300 metros quadrados, oferecerá serviços de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nelas, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para enfarte ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24h.
A obra recebeu ainda a visita do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que adotará o mesmo material para as construções na área da saúde no município. “Esse material torna a obra muito mais prática e limpa”, concluiu o secretário. (Foto: Nestor Bezerra)




