Os 74 anos do Hospital Estadual Aquiles Lisboa estão sendo comemorados com atividades clínicas, sociais e culturais pelos funcionários, portadores de hanseníase, egressos e pacientes em tratamento. As celebrações tiveram início, nesta quinta-feira (20), com a realização de missa solene e palestras sobre biossegurança, pegada ecológica e resíduos hospitalares. “Todos os anos fazemos questão de celebrar esta data como forma de integrar a comunidade”, justificou o diretor da unidade de saúde estadual, Douver Santos.
O Hospital Aquiles Lisboa oferece tratamento para as mais diversas patologias – nas áreas de dermatologia, neurologia, pediatria, odontologia, clínica geral, ginecologia, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia e serviço social – porém a sua clientela ainda é o portador de hanseníase.
“Também possuímos um laboratório para exames rotineiros, inclusive para diagnóstico de tuberculose e um setor de imunização”, completou Douver Santos. A unidade disponibiliza serviços de reabilitação e tem uma unidade de internação. Oferece os programas de controle de hipertensão e diabetes, hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis.
Programação
As comemorações serão encerradas, nesta sexta-feira (21), com atendimentos médicos, oficinas de bambuterapia, massagem relaxante e exercícios na área externa da unidade. Também será realizada uma avaliação antropométrica, torneio de futebol e palestras para informar quando a pessoa deve procurar tratamento para dores de cabeça e coluna, hanseníase e diabetes.
Os pacientes assistiram a palestras sobre alimentação saudável, segurança alimentar, cuidados pessoais e a importância do tratamento para o paciente com hanseníase; terapia ocupacional a serviço do portador de hanseníase e terapia ocupacional com abordagem na inteligência emocional para a melhoria da qualidade dos portadores de hanseníase e suas famílias.




