Técnicos da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e Prefeitura de Moju vistoriaram os locais onde existem duas rampas, que serão recuperadas para ampliação dos serviços de balsas na travessia do Rio Moju. No último domingo, 23, uma balsa que transportava óleo vegetal bateu em um dos pilares da Ponte Moju Cidade, causando o desabamento do pilar e duas placas de concreto da ponte, forçando a interdição e circulação de veículos no local.
A visita dos técnicos começou em um terreno na sede do município, onde funcionou uma indústria de exportação de madeira. No local já existe uma rampa, onde os técnicos fizeram as análises para a viabilidade da sua utilização. A prefeitura e o governo vão fazer as adequações necessárias para imediata utilização desta rampa, já recuperada. Após, os técnicos fizeram a visita em outra rampa localizada na outra margem do rio. A equipe conversou com os moradores e os comerciantes do local e ficou definido o remanejamento de um comércio e de um atracadouro de barcos para que haja a recuperação e a utilização da rampa do local.
O prefeito de Moju, Deodoro Pantoja, que acompanhou a visita, ressaltou que a parceria entre as duas esferas de governo mostra a preocupação de dar uma solução rápida para os transtornos causados pela interdição da ponte. “O governador esteve aqui e definiu as prioridades para diminuir os transtornos da travessia. Nossos técnicos e do governo estão aqui justamente fazendo isso. Vamos fazer em conjunto a recuperação das rampas e das vias que de acesso. Isto demonstra a nossa preocupação em dar as melhores condições de quem está precisando das balsas para atravessar”, explicou.
Diretor de Transporte Hidroviários da Setran, Antônio Carlos Nunes Gouvêa, integrou a comitiva que visitou os locais e ressaltou que o trabalho de todos é dar uma fluidez maior na travessia dos veículos e das pessoas que precisam utilizar as balsas e os barcos para a travessia. “Estamos trabalhando para agilizar a travessia, sabemos que quem está utilizando os serviços são pessoas, ônibus, carros pequenos e caminhões. Amanhã a travessia vai ganhar mais uma balsa com duas rampas e isso vai facilitar, já que os caminhões articulados vão poder entrar e sair de frente, o que vai melhorar em muito a fluidez na travessia”, explicou.
A Secretaria de Transporte está operando com duas balsas que estão fazendo o trabalho 24 horas sem custo à população. A Setran também está recuperando as vias de acesso às balsas, realizando serviços de recuperação de seixo e asfalto para melhorar o tráfego na área.




