Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, janeiro 22, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo credencia comunidades terapêuticas para recuperação

Noticias Relacionadas

Comunidades terapêuticas do Tocantins passam a contar com subsídios do Governo para realizar ações e atividades de recuperação de dependentes químicos no Estado. Seis entidades foram credenciadas para prestar serviços de acolhimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. O convênio tem validade de cinco anos.

A diretora do departamento de Ações sobre Drogas e vice-presidente do Conselho Estadual sobre Drogas, da Secretaria de Estado da Defesa Social, Magda Valadares explica que por meio do credenciamento o Governo disponibilizará 30 vagas sociais a dependentes químicos do Estado, com pagamento mensal de R$ 700 às comunidades terapêuticas conveniadas, por cada beneficiado. O período de permanência na comunidade poderá ser de até oito meses.

“Cada entidade será beneficiada com cinco vagas sociais e para preencher uma delas, o interessado terá que se enquadrar em um perfil sócio econômico que leva em conta a renda per capta e os vínculos familiares”, afirma. Conforme a diretora, vão ser priorizadas as pessoas com deficiência física e idosos.

O credenciamento dessas entidades é resultado de uma portaria conjunta entre as Secretarias da Defesa Social, Saúde e Trabalho e Assistência Social, publicada no dia 30 de janeiro deste ano. A certificação regulamenta o registro, a certificação e o credenciamento de entidades que atuam na prevenção, tratamento, reinserção social e ocupacional no campo do uso e abuso de álcool e outras drogas no estado.

Recuperando de vidas

Uma das comunidades terapêuticas credenciadas junto ao Governo do Estado é o Serviço Especial de Reabilitação Ser Livre, uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em Minas Gerais, que atua em Palmas desde 2008 por meio do Projeto Recomeço.

Para a coordenadora do projeto, Edna Ferreira da Silva, a certificação é um apoio extra ao trabalho da instituição. “Esse credenciamento vai possibilitar às famílias que não tem condições de custear um tratamento essa oportunidade”, acrescenta. Segundo a coordenadora, a comunidade conta atualmente com 20 internos oriundos de diversos municípios do Tocantins, inclusive de outros Estados como Pará e Amapá.

Jodevar Alves da Silva é um ex-interno da comunidade. Natural do município de Juarina, ele conta que ficou internado nove meses para recuperar-se de mais de 15 anos de abuso de crack e álcool. Após o tratamento, mudou-se para a casa de apoio da entidade, onde atualmente trabalha como assistente administrativo. “Ter passado pelo tratamento foi uma das melhores coisas que já me aconteceu. Agradeço demais por ter tido essa oportunidade”, declara.

Comunidades credenciadas

Até o momento são seis as entidades credenciadas junto à Secretaria da Defesa Social, sendo elas: Comunidade Terapêutica Casa Resgatando Vidas – Manaim, Gurupi-TO; Ser Livre, localizada em Palmas-TO; Casa de Recuperação e Reeducação – CRER, localizada em Palmas; Obra Social Nossa Senhora da Glória, Fazenda da Esperança São Domingos, localizada em Porto Nacional-TO; Obra Social Nossa Senhora da Glória, Fazenda da Esperança Senhor do Bonfim, localizada em Lajeado-TO e Obra Social Nossa Senhora da Glória, Centro Feminino Nossa Senhora da Esperança, localizada em Palmas (Fazenda da Esperança Feminina).

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias