Foi recapturado na manhã deste domingo, 26, no município de Marabá, no sudeste paraense, o detento Jones Sousa da Conceição. Ele foi preso após a Polícia Militar receber a denúncia anônima de que o homem estaria escondido em uma quitinete localizada no bairro de São Miguel da Conquista. Na última sexta-feira (24), o preso Hilton Aluísio Assunção foi localizado e novamente preso por uma guarnição policial.
De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), os dois detentos eram presos provisórios e serão novamente reconduzidos ao Centro de Recuperação Regional de Marabá (CRRM), de onde fugiram junto com outros 16 detentos na madrugada da última sexta-feira (24).
A fuga em massa ocorreu por volta de 2h, após as barras das grades de seis celas terem sido serradas, levando os internos a fugiram por uma passagem feita no forro de uma das celas. O bloco carcerário do CRRM possui 14 celas.
Falha na segurança
Ainda de acordo com a Susipe, no momento da fuga, estavam no plantão quatro agentes prisionais e dois policiais militares. Pelas câmeras do circuito interno da unidade, um dos agentes percebeu a ação e acionou os alarmes, evitando que outros internos fugissem.
A Susipe irá apurar falhas na segurança interna e externa da unidade prisional. O caso foi registrado na Delegacia de Marabá. Além do inquérito policial, a Corregedoria da Susipe irá abrir também uma sindicância interna para investigar os fatos.
O CRRM custodia atualmente 202 presos provisórios. A Polícia Militar do município continua as buscas na região pelos outros foragidos e pede que qualquer notícia sobre o paradeiro dos presos seja comunicada através do disque denúncia 181.




