O programa de Gestão de Lixo para resolver o problema de destinação adequada do lixo doméstico, hospitalar e de materiais de construção foi apresentado ao governador Siqueira Campos e a gestores dos municípios de Palmas, Gurupi, Araguaína, Paraíso e Porto Nacional.
Segundo o secretário especial de Promoção e Atração de Investimentos, Divaldo Rezende, o empresário Antônio Chacon Arrue, diretor geral da empresa espanhola Ligeplas, está apresentando possibilidades, mas cabe a cada prefeito aceitar e adequar o que a empresa está oferecendo à sua realidade. Segundo Divaldo,a Ligeplas é uma das maiores da Europa e pioneira na coleta e tratamento de resíduos sólidos, com a particularidade de realizar o ciclo completo.
Os municípios têm até 2014 para se adaptar às regras definidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Já o Plano Estadual de Resíduos Sólidos será formatado após as audiências públicas entre representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), que serão realizadas em todas as regiões do Estado.




