Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

CURUÇÁ: Bloco ‘Pretinhos do Mangue’ reúne 17 mil foliões enlameados

Noticias Relacionadas

Um dos carnavais mais tradicionais do Pará, reúne foliões enlameados na tarde deste domingo (11) no município de Curuçá, nordeste do Estado. A 29ª edição do bloco ‘Pretinhos do Mangue’ estima que 17 mil pessoas participem da festa. Com abadá ecológico para participar da folia, basta cobrir o corpo com a lama do mangue que há na cidade.

Uma banda de fanfarra faz a festa dos brincantes no trio elétrico que percorre as ruas de Curuçá. O bloco também tem carros alegóricos que fazem alusão a vida no mangue. O tradicional carro abre-alas é o “caranguejo”; o segundo carro é uma “ostra” que leva uma das representantes do blocoe simboliza a beleza da mulher curuçaense.

Mas nem só de lama se sujam os brincantes. O bloco tem a ala do “guará”, formado pelos foliões que se melam com argila vermelha. Para acompanhá-los uma réplica da “barraca do pescador” leva caranguejo para degustação para os brincantes.

O responsável pelo bloco, Edmilson dos Santos, ressalta que o bloco é uma grande homenagem ao mangue, de onde a comunidade da cidade tira seu sustento. “O bloco traduz a importância do mangue como identidade cultural dos curuçaenses. A cidade está lotada e nós esperamos uma grande festa”, comenta.

O servidor público Paulo Rocha, 60 anos, só não tinha lama na boca e nos olhos. “É uma forma de chamar a atenção para ó aquecimento global e para a preservação do mangue”, disse. Ele passa a lama em um ponto mais distante do mangue. “Vou buscar a lama mais pastosa “, disse.

O bloco surgiu de uma brincadeira em 1989, numa terça-feira de carnaval, quando dois amigos Everaldo e Sebastião, resolveram ir ao mangue pegar alguns caranguejos para o tira-gosto da festa. De acordo com a organização do bloco, os amigos observaram a escassez do crustáceo, resolveram desfilar no corredor da folia da cidade, lambuzados por inteiro de lama do mangue, em sinal de protesto. Aquele primeiro desfile, polêmico se tornou o tradicional Bloco Pretinhos do Mangue, que busca todos os anos difundir a conscientização para preservação do meio ambiente. (G1)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias