Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, janeiro 12, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cursos do SENAI são transferidos para 8 municípios

Noticias Relacionadas

Impasses burocráticos fizeram com que a população de Araguaína perdesse a oferta de pelo menos 16 cursos profissionalizantes, oferecidos pelo Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). De acordo com o gerente do Senai Araguaína, Evandro Lima, o programa gratuito, voltado principalmente para jovens que cursam o ensino médio público, dependia que estes jovens fossem identificados e cadastrados pelo Conselho Regional de Assistência Social (Cras) e, em seguida pré-matriculados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o que segundo o gerente, não teria acontecido.

Os cursos oferecidos são de manutenção de microcomputador, web-designer, operador de microcomputador, bombeiro hidráulico, soldador, técnico em edificação, padeiro, torneiro mecânico, manutenção de motores a diesel e motocicletas, segurança no trabalho, pedreiro, carpinteiro, pintor, telhadista e aplicador de revestimento cerâmico.

Em virtude da falta de alunos e sob o risco de perder a oferta do programa, o Senai Araguaína optou por transferir os cursos para os municípios de Tocantinópolis, Nazaré, Luzinópolis, Riachinho, Angico, Santa Terezinha, Ananás e Xambioá.

Nos oito municípios, aproximadamente 1.900 alunos já estão matriculados. Em Tocantinópolis foram formadas 30 turmas, 18 delas com início das aulas no próximo dia 24 e as outras 12 com início no dia 08 de outubro.

Por meio da assessoria, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Jota Patrocínio, afirmou que a pasta realizou o envio das informações e desconhece qualquer impasse relacionado aos cursos profissionalizantes. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias