Dezessete servidores do Centro Administrativo do Estado (CAE) receberam certificados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), durante a cerimônia de encerramento do Curso de Formação de Brigada de Incêndio do CAE realizada, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, na tarde de sexta-feira (23). Antes da solenidade, os novos brigadistas de incêndio participaram de uma simulação de Plano de Evacuação, comandada pelo Corpo de Bombeiros.
O Curso de Formação de Brigada de Incêndio do Centro Administrativo do Estado foi promovido pela Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), por meio da prefeitura do CAE e, em parceria com o Corpo de Bombeiros. O objetivo do curso era orientar acerca dos procedimentos que devem ser seguidos pelos servidores e visitantes dos prédios e áreas do CAE, quando da ocorrência de um eventual princípio de incêndio, sinistro ou ameaça externa. A formação de uma brigada de incêndio no Centro Administrativo foi sugerida em dezembro de 2012, durante o workshop de encerramento de exercício da Segep, onde são apresentados os resultados e os projetos prioritários do órgão.
Para a servidora e coordenadora da 1ª brigada de incêndio do CAE, Edilene de Almeida Campos, “o projeto da Segep vai nos motivar a ajudar o máximo possível, a realizar os procedimentos básicos de um socorro, em um princípio de incêndio, até a chamada do Corpo de Bombeiros. Estamos aptos a partir de agora, mas vamos fazer outros treinamentos. Além dessa turma, pretendemos iniciar outra em breve, com mais voluntários. Vamos convidar todas as secretarias do Centro Administrativo, para que abracem também esse projeto”.
Já o gestor da prefeitura do CAE, Carlos Magno Ferreira, comentou que “além de ser a primeira turma de brigadistas do Governo do Estado vale ressaltar a importância de se ter, hoje, uma brigada de incêndio no CAE, que tem atualmente quatro mil servidores e uma visita diária de aproximadamente 2.500 mil pessoas. Um grande complexo que precisa ter um combate contra incêndio mais eficaz, além de todo o sistema de hidrante e extintores existente”.
Carlos Magno diz que, segundo o Corpo de Bombeiros, o Centro Administrativo precisa de 60 brigadistas de incêndio, no total. “Por isso teremos a formação de mais duas turmas, ainda para este ano. Vai depender da disponibilidade de tempo dos técnicos do Corpo de Bombeiros”, informou o gestor.
Sobre o curso de formação, que durou cinco dias, com aulas pela manhã e tarde, o tenente coronel Marcelo Ferreira Costa, disse se tratar de uma ação muito importante e pioneira da Segep. “Nossa intenção é propalar essa formação de brigadas em hospitais, escolas e repartições públicas, para dar um primeiro suporte antes dos bombeiros chegarem ao local”, complementou o oficial.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Vanderlei Costa Pereira, afirmou que serão feitos o acompanhamento e a orientação, a curto e médio prazos, dos brigadistas. “Pretendemos percorrer o máximo possível de instituições, sejam elas públicas ou privadas, justamente para otimizar essas atividades na área de prevenção e, junto com a comunidade, trabalhar cada vez mais para prevenir algum tipo de sinistro”, acentuou.
Na saudação aos novos brigadistas do CAE, o subsecretário da Segep, Marcos Fernando Jacinto, declarou que a iniciativa começou a partir do workshop. “Nós partimos então para o desenvolvimento dessa brigada de incêndio e, nesse processo, tivemos todo o apoio do Corpo de Bombeiros, o qual agradecemos. Destacamos como fundamental a participação dos brigadistas, que são as pessoas-chave desse processo. Sem eles, não teríamos a brigada, por isso agradecemos a todos. Às vezes, infelizmente, a prevenção só é pensada depois de um acidente. Não foi o nosso caso. Estamos fazendo a prevenção antes de ocorrer algum acidente. Também, por medidas preventivas, a prefeitura do Centro Administrativo revisou todo o sistema de combate a incêndio, trocou mangueiras, testou e recarregou os extintores. Mas, felizmente, nunca tivemos nenhum acidente grave nas nossas dependências. Mesmo assim, nós colocamos, investimos e partimos atrás dessa importante ação, que é a instauração da nossa brigada de incêndio”.
Integraram a mesa da cerimônia de encerramento do curso o subsecretário da Segep, Marcos Fernando Jacinto; o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Vanderlei Costa Pereira; o comandante do 1º Grupamento de Bombeiro Militar do Parque do Bom Menino, tenente coronel Marcelo José Ferreira Costa; o subcomandante do 1º Grupamento de Bombeiro Militar do Parque do Bom Menino, major Jhonwilson Nascimento Rodrigues; o coordenador do Curso de Formação de Brigada de Incêndio, capitão Hildo Costa da Rocha; e o gestor da Prefeitura do CAE, Carlos Magno Oliveira Martins Ferreira.




