A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmaram convênio no valor de R$ 907.665,25 para estruturação do serviço de inspeção estadual e implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa/Sisbi).
Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, a liberação do recurso vai contribuir para que as empresas e os consumidores tenham um grande ganho com a estruturação do serviço de inspeção. De acordo com ele, a medida vai permitir que os estabelecimentos com registros no SIE, que estejam dentro das normas equivalentes ao serviço federal, possam comercializar seus produtos em outros estados da federação. “Os consumidores também ganham, porque passarão a ter em suas mesas produtos com mais qualidade,” disse.
De acordo com a responsável técnica pelo serviço de Inspeção Animal, Joseanne Cademartori Lins, este é o primeiro convênio celebrado pelo Estado na área de inspeção. Para ela, estes recursos vão possibilitar a estruturação e melhoria no serviço realizado no Tocantins. “Este recurso visa atender as condições sanitárias equivalentes ao serviço de inspeção federal para que o estado do Tocantins possa em breve aderir ao Suasa”.
O recurso será aplicado para a capacitação dos servidores do serviço de inspeção estadual, fiscalização e auditorias nos estabelecimentos nos moldes do serviço federal, realização de reuniões técnicas, campanhas educativas, aquisição de veículos, materiais de consumo, mobiliário e computadores. O valor já está disponível, sendo que a contrapartida do Estado é de R$ 46.228,00. O convênio tem vigência de um ano, encerrando em 31 de dezembro de 2014.




