A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) tem feito a apreensão de cavalos soltos nas ruas da cidade. Dois fiscais acompanham a captura dos animais e realizam registro fotográfico de suas arcadas dentárias (face do lado direito e esquerdo) para elaboração de relatório.
Segundo o gestor da Semurb, André Rosa, os animais são encaminhados ao Centro Tecnológico de Apoio à Agricultura Familiar (Cetaf), onde recebem alimentação adequada e cuidados, supervisionados por veterinários. Os profissionais realizam ainda coleta sanguínea e caracterização do tipo de pelagem, cor, além de inserir um número para identificação dos equinos.
Os animais detectados como positivo para doença Mormo (causada por bactéria) ou Anemia Infecciosa Equina(AIE) passam por exame de contra prova junto ao Ministério da Agricultura, responsável por validar o laudo e a destinação final do cavalo. O animal que não apresenta nenhuma das doenças é colocado à disposição do proprietário, que terá até 10 dias para fazer a retirada junto a Semurb. Após esse período, a guarda do animal é do poder público.
“O animal fica com um registro na Semurb e para a sua retirada, o dono tem que comprovar a posse do mesmo. A meta é capturar 20 cavalos por semana. É fundamental que a população entre em contato conosco no número 98808-0295, disponível 24h por dia, para que o trabalho seja realizado com sucesso”, lembra André Rosa.
O serviço é realizado diariamente, das 7h às 18h, em parceria com as secretarias municipais de Produção Rural e Saúde.




