O Tocantins conta com uma produção média de 200 toneladas de mel por ano, e a apicultura tem se mostrado uma atividade rentável para agricultores familiares. Para garantir que o setor se expanda cada vez mais, o Governo do Estado incentiva à produção com seminários, congressos, capacitações, entre outras ações.
Cachoeirinha é um dos municípios que receberá capacitação e equipamentos de apicultura constituídos de caixa, macacão, luvas, fumegador, botas, coletor e colméia, centrífugas, mesas, tanques de decantação e cilindros.
De acordo com a coordenadora de Inclusão Produtiva da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Mara Noleto, das associações existentes no Estado, apenas 12 ainda não foram beneficiadas com os kits, mas já apresentaram sua situação e suas demandas. “Um segundo passo será a realização de uma capacitação nos municípios, com duração de 40 horas”, ressaltou.
De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, o Estado já conta com casas de mel e entrepostos de processamento construídos a partir de uma parceria entre a Secretaria, Fundação Banco do Brasil e a Federação Tocantinense de Apicultores (Fetoapi).




