- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 02 / agosto / 2025

- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Buriti, Praia Norte e Sampaio comemoram 36 anos de emancipação neste domingo, 1º de junho

Mais Lidas

Neste domingo, 1º de junho, os municípios de Buriti do Tocantins, Praia Norte e Sampaio, no Bico do Papagaio, celebram 36 anos de emancipação político-administrativa. Com programações que mesclam atos cívicos, religiosos e culturais, as cidades comemoram suas histórias e reafirmam suas identidades no extremo norte do Tocantins.

Em Buriti do Tocantins, a programação se estende desde o sábado (31), com inaugurações de obras, competições esportivas, manifestações religiosas e apresentações culturais. No domingo, a festa prossegue com alvorada festiva, cavalgada e shows musicais. Localizado próximo ao encontro dos rios Tocantins e Araguaia, Buriti surgiu a partir da ocupação de lavradores e caçadores e se consolidou com a agricultura e pecuária. O nome da cidade remete à palmeira buriti, usada como ponto de referência por viajantes da região. A prefeita Lucilene de Brito lidera a administração local, que governa uma população estimada em 10.654 pessoas.

Já em Praia Norte, com 9.460 habitantes, as comemorações foram antecipadas para a semana anterior. A cidade nasceu com o nome de “Praia Chata”, uma referência à extensa faixa de areia às margens do Rio Tocantins. Em 1989, após plebiscito e o surgimento do Estado do Tocantins, foi emancipada com o novo nome. A prefeita Bruna do Ho Che Min coordena os trabalhos no município, que segue preservando suas raízes ribeirinhas e agrícolas.

Em Sampaio, com população de 4.372 pessoas, as festividades iniciaram ainda na sexta-feira, 30, com celebrações religiosas. No sábado, houve ato cívico, eventos esportivos, distribuição de prêmios e shows. O encerramento, neste domingo, inclui culto ecumênico e apresentações musicais. Fundado por agricultores e pescadores, Sampaio tem na agricultura e pecuária suas principais fontes econômicas. O município é administrado pelo prefeito Agnom da Silva e faz divisa com cidades como Augustinópolis e Carrasco Bonito.

Criados com a promulgação das leis estaduais em janeiro de 1988 e instalados em junho de 1989, os três municípios celebram não apenas o aniversário de emancipação, mas também a trajetória de luta e desenvolvimento de suas comunidades ao longo de mais de três décadas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade

Últimas Notícias