Cinco comandos de policiamento do Estado serão trocados nesta semana, dois deles em Araguaína, Norte do Estado. A cidade tem registrado aumento no número de homicídios e na violência. A medida também irá atingir Palmas e Porto Nacional. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Luiz Cláudio Gonçalves Benício, o aumento nos índices de criminalidade é uma das causas para a mudança na corporação.
O comandante afirmou que as trocas têm o objetivo de oxigenar e reanimar a tropa. “Também é uma pronta resposta para conter o aumento do índice de criminalidade no Estado”, disse.
De acordo com ele, nos próximos dias também haverá um aumento do quantitativo de policiais nas ruas. “O serviço administrativo pode esperar, o crime não espera”, ressaltou, sem divulgar a quantidade de policiais, acrescentando que o mínimo possível de policiais ficará na parte administrativa da corporação.
Hoje, o major Júlio Manuel da Silva Neto assume o comando do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Araguaína no lugar do tenente coronel Edson Murussi Leite. De acordo com o coronel Benício, o major Silva Neto já assume o comando realizando uma operação intensiva de abordagem na cidade nesta quinta-feira. Durante a semana, a major Patrícia Murussi Leite assumirá o comando do 5º BPM de Porto Nacional, já que o atual titular, coronel Abelardo Bezerra Neto, vai assumir o comando do Policiamento do Interior. Também haverá troca de comando da Companhia Independente de Operações Especiais de Araguaína. Quem assumirá o cargo é o capitão Rudson Alves Barbosa, no lugar do major Silva Neto.
Em Palmas, o Sistema Integrado de Operações (SIOP) será dirigido pelo coronel Messias Lopes da Conceição Junior, que também vai responder pelo Comando do Policiamento da Capital. A PM ainda anunciou que o tenente-coronel Raimundo Aberson Sales Sobrinho ficará a cargo do subcomando do Policiamento do Interior. (JT)





