Nesta segunda-feira, 23, o Campus Araguatins, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO), completou 27 anos de existência, somando os anos de Escola Agrotécnica Federal (EAFA). Para comemorar seu aniversário, foi preparada uma programação que reuniu momento cívico, atividades culturais e lançamento de projeto.
A programação teve início às 8h, no espaço de vivência, com execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, foram realizadas as apresentações culturais com a participação de alunos e servidores, e lançado o projeto Chiquinha Gonzaga, voltado para troca de livros, com o objetivo de incentivar a leitura.
Vale destacar que estão em andamento concursos de fotografia e paródia em alusão aos 27 anos do campus.
História
A instituição que iniciou suas atividades em 1988 apenas com parte da sua estrutura concluída, quadro reduzido de pessoal que acumulava funções, e com uma turma inicial de de 55 técnicos, conta hoje com 206 servidores, 1293 alunos, 176 terceirizados. Se consolidado a cada ano, como instituição de ponta, no que se refere ao ensino técnico e tecnológico de qualidade, ofertando cursos técnicos de Agropecuária e Redes de Computadores, e desde 2009 cursos superiores de Agronomia, Ciências Biológicas e Computação.
Infraestrutura
Com área de 561,8 hectares, o Campus Araguatins possui 52 salas, diversos laboratórios, entre estes estão: sete de informática, três de biologia, um de física, um de química, um de análise de solo um de bromatologia, um de microbiologia e um de química. Além disso, o campus possui uma biblioteca (com aproximadamente 18000 livros no acervo), refeitório (onde são servidas cerca de 950 refeições diariamente), bosque, cantina, espaço de vivência, dois prédios administrativos, Centro Cultural (com espaço para o grêmio estudantil e banda de música), Centro de Treinamento (com apartamentos de apoio), Alojamento masculino (com 102 vagas), Campo de futebol society, Piscina semi-olímpica e Ginásio Poliesportivo. Destacam-se ainda os setores de irrigação, desenho técnico e topografia do Campus. Encontram-se, ainda, em construção no campus, um novo prédio, com área total de 2.167,59m², que terá 32 salas de aula, que serão ocupadas pelos cursos superiores e suas respectivas coordenações, e um auditório com capacidade para 220 lugares.
Além das salas de aulas, o campus conta com setores onde funcionam as chamadas vitrines tecnológicas, ou seja, salas de aulas práticas. Esses setores são denominados de UEP’s (Unidade Escolar de Produção).





