
O governador Siqueira Campos e o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, estão estudando realizarem uma nova reforma administrativa no Governo do Estado, fundindo algumas Secretarias de Estado. As mais comentadas na capital seriam a fusão da Secretaria de Infraestrutura com a Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (AGETRANS) e a criação de uma mega secretaria juntando Administração, Planejamento e Fazenda.
No mais, servidores da Delegacia da Receita Estadual em Araguatins, fizeram contato com o webjornal Folha do Bico para antecipar que já foram alertados quanto a possibilidade de fechamento do órgão no município. Segundo os servidores que pediram para não serem identificados, os postos de fiscalização de Esperantina e São Sebastião que fazem fronteira com os estados do Pará e Maranhão respectivamente, já foram fechados.
Para os servidores se as autoridades locais não tomarem providências urgentes, a Delegacia da Receita poderá ser extinta em Araguatins, que passará a ser município integrante da regional de Tocantinópolis. “Tudo leva a crer que o Governo do Estado do Tocantins tem em planos a extinção da Delegacia da Receita em Araguatins, responsável pela arrecadação de tributos estaduais, emissão de notas fiscais, cadastramento de empresas, entre outros. A regional de Araguatins é movimentada pelo comércio e produtores rurais de pequeno e grande porte, com aproximadamente 9.000 inscrições cadastradas, gerando uma arrecadação em torno de três milhões de reais mensais, envolvendo 13 municípios e dois Postos Fiscais Bela vista e Transamazônica, ambos de fronteira entre os estados do Maranhão e Pará”, disse um servidor.

Se a medida do Governo denunciada pelos servidores vier a se confirmar, todos os contribuintes, empresários, contadores e associações que precisam dos serviços prestados pela Delegacia de Araguatins, terão que se deslocar para a regional de Tocantinópolis, causando transtornos e gastos com locomoção, correndo o risco de não resolverem seus problemas urgentes em tempo hábil devido a distância.
A possibilidade de extinção da Delegacia da Receita em Araguatins, gera ainda insegurança aos servidores lotados no órgão, pois causará impactos diretos na vida funcional destes servidores e também no comércio local.




