
O programa CNA/FAET em Campo em Araguatins, que aconteceu na tarde do sábado, 17, foi prestigiado por mais de 300 produtores rurais do município e cidades vizinhas, interessados nas palestras técnicas sobre temas voltados à vida das famílias no campo e os benefícios destinados ao setor. A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), falou sobre o novo Código Florestal Brasileiro, aprovado recentemente graças à sua luta para a modernização da legislação do campo.

“O Código Florestal tem contribuído, bastante, no crescimento e fortalecimento do setor agropecuário, disponibilizando. ferramentas legais para facilitar a vida do produtor rural. Mas é urgente que a legislação seja colocada em prática de forma efetiva, dando possibilidade de reais melhorias de condições socioeconômica para os produtores rurais e de qualidade de vida”, defendeu Kátia Abreu.

No evento, Kátia Abreu estava acompanhada do deputado federal licenciado Irajá Abreu, secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário e da Regularização Fundiária; dos prefeitos de Araguatins, Lindomar Madalena; de Luzinópolis, José de Arimateia Coelho e de Sampaio, Luiz Anacleto; do presidente do Instituto CNA, Moisés Gomes; do secretário de Estado da Agricultura, Jaime Café; do presidente do Ruraltins, Alexandre Tadeu; do presidente do Sindicato Rural do município, Claudio Ferreira da Silva e de vários lideres políticos da região.
Palestras
O programa CNA/FAET no Campo contou com várias palestras técnicas sobre temas ligados ao setor rural. Além da palestra da senadora Kátia Abreu, que falou sobre o novo Código Florestal Brasileiro, o deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, Irajá Abreu esclareceu dúvidas sobre as mudanças na regularização fundiária no Estado.

O presidente do Instituto CNA, Moisés Gomes falou sobre o Cartão do Produtor, benefício concedido pela CNA aos produtores rurais e sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR, cadastro criado no novo Código Florestal Brasileiro para a formação de um banco de dados de todas as propriedades rurais, a fim de monitorar, regularizar e controlar o desmatamento, além de auxiliar o planejamento estratégico do país. O presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, falou sobre Licenciamento Ambiental e o gerente do Ruraltins em Tocantinópolis, Esdras Pereira, falou sobre a Legislação Ambiental para a Psicultura.




