Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Após desviar R$ 16 Milhões, vereadores concedem mais benefícios à Farmacom/Cipak

Noticias Relacionadas

imgAs últimas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Araguatins na legislatura 2005/2008, foram marcadas pela aprovação silenciosa de um Projeto de Lei que beneficia diretamente o grupo Farmacom/Cipak acusados pelo Ministério Público Federal de se apropriar de recursos públicos mediante fraude, o Projeto dos vereadores concedeu por mais 10 anos o uso da área doada pelo município ao grupo Farmacom/Cipak.

O Projeto de Lei original feito ainda na administração do ex-prefeito Bolecho, estabelecia um prazo de 10 anos para que o grupo Farmacom/Cipak colocasse o projeto em funcionamento, fato que ainda não aconteceu. Com o não funcionamento a área deveria ser devolvida ao município para implantação ou desenvolvimento de outro projeto.

Com a não implantação do projeto industrial, a Câmara Municipal resolveu ainda no mês de dezembro de 2008 aprovar com apoio dos vereadores, Arlete Almeida(PSB), Dando(PP), Gleides(PP), Soldado Guimarães(PPS), Josenildo Marques(DEM), Pedro Gomes(DEM e Joel Cândido(PMDB) a renovação da doação por mais 10 anos ao do grupo Farmacom/Cipak.

O Ministério Público Federal no Tocantins – MPF, propôs à Justiça denúncia contra a empresa, o empreendimentos foi financiado pela extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, contendo irregularidades em sua administração e conseqüente prejuízo ao erário. O Ministério Público Federal afirma que a Farmacom/Cipak  foi responsável pelo desvio, em valores atualizados, de R$ 16.148.687,54.

Segundo o MPF a Farmacom/Cipak  teve seu projeto aprovado em 1998 para implantação de uma indústria de medicamentos, linha humana e veterinária, saneantes, domissanitários, cosmética, pesquisa e produção de fitoterápicos.

Seus gestores Francisco Lopes Araújo mais conhecido em Araguatins como Dr. Araújo; Adeci Loiola Guimarães e Jomar Fernandes Pereira Filho este ex-prefeito de Imperatriz-MA, de acordo com o MPF, “apropriaram-se de recursos federais mediante a prática de diversas fraudes, no que tiveram a colaboração dos servidores públicos federais encarregados pela fiscalização dos projetos.

Na época o vereador Nemesio Parente não participou das votações e Thiago Nazario(PTB) foi o único vereador a votar contrario ao projeto de Lei.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias