Estão abertas as inscrições para participação de criadores, produtores e empreendedores negros na I Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão com o tema “Cultura, cidadania, educação e economia criativa”, que será realizada nos dias 31 de novembro e 1º de dezembro, no Ceprama, na Rua de São Pantaleão, Centro de São Luís.
O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Igualdade Racial e Fundação Cultural Palmares, com o apoio das secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secma) e de Comunicação Social (Secom) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA).
O principal objetivo do evento é promover a cultura afro-brasileira e estimular a geração de renda e o empreendedorismo afrodescendente maranhense. O lançamento oficial do evento acontecerá no dia 29 de agosto, às 17h, no auditório da Associação Comercial do Maranhão, localizada na Praça Benedito Leite, Centro.
Os interessados em participar devem obedecer alguns critérios. É indispensável que o empreendedor ou empreendimento (associação, cooperativa e grupo informal) seja afrodescendente, na faixa etária entre 16 e 60 anos, que tenham produtos e serviços que identifiquem e valorizem a cultura afro-brasileira, e que atendam aos referenciais de qualidade, utilidade e design.
A ficha deverá ser encaminhada ao Comitê Gestor da feira até o dia 15 de novembro para avaliação e seleção. O Documento Orientador da I Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão e a Ficha de Inscrição podem ser solicitados pelo telefone (98) 2108 9124 e pelo email secigualdaderacial@yahoo.com.br.
A I Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão será realizada no Ceprama, localizado na Rua de São Pantaleão, no Centro de São Luís.
Parcerias
De acordo com o secretário adjunto da Igualdade Racial, Adnilson Pinheiro, o Comitê Gestor do evento está articulando novas parcerias para colaborarem com a realização da feira. Esta semana, foram realizadas reuniões com o superintendente do Banco do Nordeste, Elton Chagas, e com a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Helena Rezende.
Nas reuniões foi apresentado o projeto da feira e solicitado o apoio das instituições para divulgação do evento, realização de workshops e oficinas, e produção de materiais informativos sobre empreendedorismo.
Outros parceiros ainda serão mobilizados nas próximas semanas, antecedendo o lançamento oficial da feira.




