Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Secretaria de Saúde de Parauapebas-PA promove capacitação para atender melhor ao recém-nascido

Noticias Relacionadas

Depois da capacitação sobre parto humanizado para técnicos de enfermagem da maternidade, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Coordenação do Núcleo de Educação em Saúde, promove a Capacitação em Reanimação Neonatal, que será realizada nesta quarta e quinta-feira, dias 15 e 16 de abril, no Ceup para os referidos profissionais.

Considerando que um em cada 10 recém-nascidos, no Brasil, necessita de manobras de reanimação para iniciar e manter a respiração, por isso a importância dessa capacitação para ampliação dos conhecimentos dos profissionais e respectiva utilização desse potente instrumento de redução de morte.

A capacitação será dividida em duas turmas de 35 alunos e a parte prática será realizada na maternidade. Durante as aulas serão ensinados os passos iniciais da reanimação neonatal e ventilação com pressão positiva com reanimadores manuais e máscara facial.

Outros conteúdos também serão abordados na capacitação: aleitamento materno, uma vez que a amamentação contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável, e imunização no recém-nascido, com base no Programa Nacional de Imunização. Enfermeiros especializados do Hospital Municipal Dr. Teófilo Soares de Almeida Filho (HM-TSAF) ministrarão as aulas.

O objetivo de toda a equipe do hospital municipal é a construção de um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança e o fortalecimento de uma rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade, assim como a redução da mortalidade materna e neonatal. Lembrando que estas conquistas são metas para alcançar o Selo UNICEF, concorrido pela Prefeitura de Parauapebas.

Na maternidade municipal nasceram, em 2014, 3.127 crianças. No Brasil a média anual de nascidos vivos é de cerca de três milhões, das quais 98% em hospitais.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias