O governador interino Carlos Henrique Gaguim participou da solenidade de lançamento do ZAE Cana – Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no início da tarde desta quinta-feira, 17, na sede da Embrapa, em Brasília. Durante a solenidade, foram apresentados dados que destacam o potencial do Tocantins para a produção de cana.
Com base nos estudos realizados pela Embrapa, o Tocantins tem amplo potencial de expansão de sua produção. A área autorizada para o cultivo de cana-de-açucar é de 1,1 milhão de hectares, sendo que, atualmente, a área cultivada é de apenas 5,7 mil hectares.
Carlos Henrique Gaguim ficou animado com a nova possibilidade de expansão da agricultura tocantinense. “Tenho certeza que no Tocantins vamos incrementar ainda mais nossa política agrícola, gerando renda, empregos e sempre preservando o meio ambiente, importante não só para o Estado, mas para o País e o mundo”, destacou.
O presidente Lula assinou o projeto de lei que estabelece as diretrizes do zoneamento e as normas para o setor sucroalcoleiro e, por meio de Decreto, foi proibida a expansão do cultivo de cana na região da Amazônia e do Pantanal, dando prioridade para a produção em áreas degradadas ou de pastagens. O PL será encaminhado para aprovação no Congresso Nacional.




