Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, fevereiro 26, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINÓPOLIS: Índios bloqueiam rodovia contra desmatamento

Noticias Relacionadas

imageIndígenas da etnia Apinajé interditaram, nesta quinta-feira, 15, a TO-210, principal acesso entre Tocantinópolis e várias cidades da região do Bico do Papagaio, em protesto contra o desmatamento da mata nativa do entorno das aldeias para a plantação de eucaliptos.

Segundo os indígenas, o desmatamento vem acontecendo principalmente nas divisas dos municípios de Tocantinópolis, Maurilândia, São Bento do Tocantins e Cachoeiriinha. Eles requerem a cassação dos licenciamentos emitidos pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para desmatar a área reivindicada, bem como o embargo das atividades iniciadas no local.

A situação, segundo eles, tem afetado as aldeias Prata, Cocal Grande, Baixa Funda, São José, Areia Branca, Furna Negra, Bacaba, Bacabinha, Boi Morto, Brejinho, Patizal e Palmeiras, razão pela qual publicaram no blog da Associação União das Aldeias Apinajé (Pempxá), uma carta manifesto, onde explicam que se reuniram, no dia 28 de dezembro de 2014 e, nesta reunião, foi elaborado um documento, assinado por 187 lideranças, onde solicitavam aos órgãos competentes que se manifestassem sobre o assunto no prazo de 15 dias. O prazo teria se esgotado sem que qualquer um dos órgãos se manifestasse.

Os indígenas então iniciaram o protesto com o bloqueio da rodovia e afirmam que permanecerão no local até que os representantes dos órgãos compareçam para negociar com eles.

Outra reivindicação é a reabertura do processo de demarcação e regularização fundiária da área Apinajé II, que, segundo eles, não foi incluída na demarcação realizada em 1985. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias