O conselheiro Manoel Pires, eleito como próximo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), afirmou ver o tribunal “muito maduro” e se disse lisonjeado pela oportunidade de presidir a Casa pelos próximos dois anos. Pires também enfatizou que a prioridade “será o zelo do recurso público”.
O pleito também resultou na escolha do novo vice-presidente do tribunal, conselheiro Severiano Costandrade, e do novo corregedor da corte, conselheiro André Matos. A nova composição da diretoria coordenará os trabalhos para o biênio 2015/2016.
Votaram, e puderam ser votados, todos os sete membros do pleno do TCE. Pires foi eleito com seis votos favoráveis e um voto em branco. Mesmo resultado que elegeu Costandrade. Já Matos contou com quatro votos contra três para a conselheira Dóris Coutinho, atual corregedora, para se eleger.
De acordo com o atual presidente do TCE, conselheiro Wagner Praxedes, a cerimônia de posse da nova diretoria poderá ser realizada em sessão a ser definida no próximo mês.
Presidente
De acordo com a assessoria do TCE, Manoel Pires dos Santos é natural de Miracema do Tocantins e tem 59 anos. É formado em Direito e pós-graduado em Auditoria Governamental. Ocupou diversos cargos na estrutura do governo estadual antes de iniciar sua carreira no tribunal. Pires tomou posse no TCE/TO em 30 de dezembro de 2002. Foi duas vezes corregedor do tribunal e também duas vezes vice-presidente, posto que ocupa atualmente.




