Mais dois Sistemas de Abastecimento da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), no interior do estado, passam por serviços de recuperação nas instalações físicas, elétricas, hidráulicas e mecânicas, além de serviços de ampliação e melhorias das Estações de Tratamento de Água, visando aumentar a vazão de água para os seus moradores.
Um dos Sistemas beneficiados é o do município de Pinheiro. A Estação de Tratamento de Água (ETA) que há 3 anos se encontrava com parte da sua estrutura danificada por falta de manutenção, está passando por várias melhorias, das quais, a substituição do Leito Filtrante dos 4 filtros; recuperação de 1 decantador com a substituição dos perfis; rebocos e pinturas das paredes internas; recuperação e ampliação da rede de drenagem dos filtros e instalação de registros no Tanque de Lodo para drenagem e substituição de 20% do madeiramento dos floculadores. Além disso, a Estação passou a utilizar o Sulfato de Alumínio líquido, ocasionando uma redução no tempo de lavagem dos filtros da Estação, o que gerou a redução de uma hora e vinte minutos na distribuição de água até as residências.
Os serviços contribuíram para que a Estação recuperasse toda a sua capacidade de bombeamento que é de 400m³ de água por hora, melhorando significativamente a qualidade da água e a vazão no abastecimento aos moradores.
Peritoró foi outro Sistema que sofreu reformas na Estação de Tratamento de Água. Dentre outros serviços, foram trocados os perfis dos decantadores, o carvão do aerador, utilizado para retirar o ferro existente na água, manutenção na rede de drenagem dos filtros e foi realizada a pintura das instalações físicas de todo o prédio da Estação.
Os serviços de melhorias realizados nas Estações de Tratamento dos dois municípios irão beneficiar cerca de 21 mil moradores.




