Educação ambiental foi o foco da Semana de Meio Ambiente realizada entre 1º e 11 de junho, em Santarém. A comemoração foi organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém e pelo Polo Regional de Educação Ambiental do Tapajós (Prea).
A realização de seminários, palestras, mesa redonda e oficinas foram algumas das formas utilizadas para sensibilizar os moradores de Santarém em relação às questões socioambientais. O tema da Semana foi “Amazônia: vidas ameaçadas”, baseado na discussão levantada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, que é considerado o Ano Internacional da Biodiversidade.
As palestras falavam sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Projeto Orla e as Competências das Secretarias de Meio Ambiente do Estadual e Municipal na implementação de hidrelétricas na região do Rio Tapajós.
Os participantes do evento puderam participar, também, de um passeio ciclístico, da programação de cinema voltada à temática ambiental e exposições artístico-culturais. Outras ações realizadas foram as trilhas no Parque da cidade, palestras nas escolas e Romaria das Águas do Rio Urumari.




