Em 2002 quando na ocasião de composição da chapa majoritária da coligação União do Tocantins que elegeu o ex-governador Marcelo Miranda ainda filiado no PFL atual DEM, a composição das duas chapas de senadores, uma encabeçada por João Ribeiro e outro por Leomar Quintalilha ambos também na época filiados ao PFL, ficou acertado que os dois suplente de ambos os senadores assumiriam o mandato por 6 meses. O tempo passou e até agora, apenas o primeiro suplente do senador João Ribeiro chegou a assumir, no caso o ex-deputado estadual, Nenzinho Alencar(PSB).
Com o passar do tempo veio a reeleição de Marcelo Miranda em 2006, que acabou sendo cassado, deixou o cargo e acaba de assumir a cadeira de governador o deputado estadual Carlos Henrique Gaguim(PMDB).
Com os novos acontecimentos na política tocantinense, Araguatins poderá ser premiada, e um dos mais respeitados políticos araguatinense poderá virar senador, tratasse do professor Luiz Tolentino segundo suplente de Leomar Quintanilha.
O senador titular assume na semana que vem a secretaria de educação no governo Gaguim, abrindo vaga para que o primeiro suplente, Sadi Cassol(PT), assuma a vaga. Mas esta em fase final de acertos para que Cassol dentro de alguns meses se afaste e conceda o posto ao araguatinense Tolentino.
Tolentino esta em Palmas, nos próximos dias deverá ser selado o acordo e já talvez na volta do recesso parlamentar do ano que vem Tolentino assuma a vaga de Leomar.
(Comentário da Redação do site: A política as vezes é muito dura e quase sempre ingrata com seus protagonista, mas o tempo e Deus acabam corrigindo as coisas, esperamos que as articulações se confirmem e que o professor Luiz Tolentino justamente receba está homenagem que não será apenas para ele mas para todos os araguatinenses)




