Na cidade de Capitão Poço, região Rio Capim, a governadora Ana Júlia Carepa entregou neste sábado (12) máquinas do kit Faz Estrada para mais quatro municípios e finalizou a entrega para todos os municípios da região. Além do kit, a governadora ainda entregou casas construídas com recursos do CredCasa para 54 famílias, uma moto para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e deu posse aos professores eleitos pela comunidade em três escolas estaduais. A governadora anunciou a reforma total da Escola Oswaldo Curz e a pavimentação de 10 km de vias urbanas.
Os município de Capitão Poço, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte e Ourém receberam das mãos da governadora Ana Júlia as chaves de seus equipamentos, que deverão ser utilizados para a manutenção das estradas vicinais destes municípios. As estradas vicinais ligam as comunidades rurais às sedes dos municípios, e são responsáveis pelo escoamento da produção rural que abastece as cidades.
A prefeita de capitão Poço, Antônia Diana Mota de Oliveira, lembrou que há 25 anos estes municípios não dispunham de nenhuma máquina nova. A prefeita disse à governadora que investiu com recursos próprios na recuperação de 900 kilômetros de estradas vicinais, e que espera agora poder fazer estes serviços com um custo bem menor. “Estamos recebendo R$ 1 milhão em máquinas, e temos que agradecer à governadora Ana Júlia. Muito obrigado”, disse a prefeita.
A governadora lembrou da importância dos investimentos do Estado nos municípios. Segundo ela, nunca os governos anteriores deram tanta atenção aos municípios, independentemente da posição partidária do prefeito. Ela lembrou os investimentos no município de Capitão Poço, como os micro sistemas de abastecimento de água para as comunidades rurais, o investimento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) na agricultura familiar e a recuperação das escolas.
“Quando entrego estas máquinas, quero dar ao Pará um futuro digno”, disse Ana Júlia. Ela lembrou que em governos anteriores, os prefeitos precisavam mudar de partido para receber apoio para seus municípios. “Agora, repasses para a saúde são feitos diretamente na conta da prefeitura, para todos os municípios. Com eles, a prefeita conseguiu equipar duas unidades de saúde”, falou. “É assim que a gente governa, com competência e amor no coração”, finalizou. (Levi Menezes)




