Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Ação leva cidadania e saúde à região Oeste do Estado

Noticias Relacionadas

Com a saída do Navio Auxiliar Pará da Base Naval de Val-de-Cães, iniciou-se nesta segunda-feira (07) a 9ª Ação do Programa “Rios de Saúde”, resultado de parceria entre o governo do Estado do Pará e a Marinha do Brasil. Desta vez serão atendidas com serviços de saúde e cidadania as populações dos municípios de Prainha, Monte Alegre, Terra Santa, Faro e Gurupá, na região Oeste do Estado.

A grande novidade é a realização de cirurgias de catarata, estando programadas 200 em Monte Alegre e 100 em Gurupá. Esse trabalho será coordenado pelo médico José Braga, e contará com dois oftalmologistas, um anestesiologista e um instrumentador.

De acordo com o comandante do navio Auxiliar Pará, capitão de corveta André Gustavo, o cronograma estabelece que o navio fique aportado por três dias em cada localidade, com exceção de Monte Alegre, onde permanecerá por quatro dias.

Conforme André Gustavo, a Marinha participará do trabalho de prevenção de acidentes com escalpelamento instalando coberturas de eixo do motor em embarcações nos municípios visitados.

A saída do navio contou com a presença da secretária de Estado de Saúde Pública, Silvia Comaru, e autoridades militares. Para a secretária de Saúde, “a ação “Rios de Saúde” representa inclusão social, porque leva serviços de saúde e cidadania para populações ribeirinhas que vivem em áreas de difícil acesso”.

Sobre o fato de a ação ocorrer em plena Copa do Mundo de 2010, Silvia diz que “faz parte do compromisso dos servidores da Sespa atender a essas populações, que enfrentam dificuldades no seu dia a dia”.

Os serviços nas áreas de saúde e cidadania serão realizados por 51 servidores de dez órgãos estaduais, ou seja, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Laboratório Central do Estado (Lacen), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), Secretaria de Estado de Governo (Segov) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

São médicos, cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal (ASB), oftalmologistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, papiloscopistas e educadoras, entre outros profissionais, que atenderão a bordo do navio.

A “Rios de Saúde” também fará a entrega de incubadoras de transporte às prefeituras de Prainha, Monte Alegre, Terra Santa e Gurupá. Com temperatura de 39 graus, o equipamento doado será manuseado por profissionais que já foram capacitados pelo Estado em atenção neonatal e permitirá que bebês prematuros sejam transportados de forma adequada para receber assistência especializada em Belém.

Agenda

O atendimento começará em Prainha nesta quinta-feira (10), onde a equipe permanecerá até o dia 12. Na sequência, serão atendidas as populações de Monte Alegre, de 13 a 16; Terra Santa, de 18 a 20; Faro, de 21 a 23 e Gurupá, de 28 a 30 de junho. O navio Auxiliar Pará retornará a Belém no dia 2 de julho.

Com exceção de Prainha e Monte Alegre, os demais municípios já foram atendidos em etapas anteriores. Esse retorno aos locais onde os serviços básicos à população não têm suprido a demanda atende a uma recomendação do governo do Estado, que tem estabelecido um diálogo constante com os gestores locais, a fim de cuidar da população, vencendo todas as dificuldades de acesso.

Consultas e exames

Mediante demanda espontânea seguida de senha que será distribuída no porto principal de cada cidade, os moradores receberão, no interior do navio, consultas em clínica médica, pediatria, oftalmologia e odontologia, além de 16 tipos de exames laboratoriais, incluindo o preventivo de câncer de colo do útero (PCCU).

Segundo uma das coordenadoras da Ação, Maria Auxiliadora Cabral, os pacientes que apresentarem alguma alteração no exame serão referenciados para atendimento especializado, inclusive com consulta marcada imediatamente.

A expectativa de Auxiliadora é que essa Ação realize mais de 20 mil atendimentos “e que o Brasil conquiste a Copa”.

Haverá, também, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, entrega de óculos ou encaminhamentos para pacientes de oftalmologia, além de escovódromo com noções de higiene bucal. Outras Secretarias, como a de Educação (Seduc), adaptarão a biblioteca do navio para servir de espaço de estímulo à leitura, para crianças e adultos.

Demais serviços de cidadania, como a emissão de carteiras de identidade e de trabalho, incluindo a impressão gratuita de fotografias 3×4, serão oferecidos em terra, num trabalho realizado por servidores da Polícia Civil e da Sejudh.

Da mesma forma o ciclo de cinco palestras, que incluirá os seguintes temas: prevenção de acidentes com escalpelamento, orientação e treinamento sobre manipulação de alimentos e cadeia produtiva do açaí, bolsa família e política pesqueira.

Entre novembro de 2007 e março de 2010 foram realizadas oito edições da Ação Rios de Saúde. Nesse período, foram atendidas 105.956 pessoas nos municípios de Melgaço, Gurupá, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Oeiras do Pará, Portel, Juruti, Óbidos, Bagre, Breves, Porto de Moz, Almeirim, Faro e Terra Santa, além da vila de Alter do Chão, a 30 quilômetros de Santarém, e das ilhas Nova, Longa, Urubuoca, Paquetá e Cotijuba, localizadas na Região Metropolitana de Belém. (Roberta Vilanova e Mozart Lira)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias