O governo do Pará já entregou patrulhas mecanizadas a 79 municípios, atingindo, em apenas um mês de distribuição, o correspondente a 55% dos 143 municípios paraenses. Ao todo, 264 equipamentos já estão à disposição dos municípios, garantindo a recuperação, manutenção e abertura de estradas vicinais e vias públicas para melhorar a trafegabilidade, o escoamento da produção e a segurança no transporte de pessoas, e consequentemente o desenvolvimento do Estado.
A contabilização inclui os equipamentos repassados a partir do último dia 30 de abril, quando a governadora Ana Júlia Carepa fez a solenidade de entrega das patrulhas no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), até o próximo domingo (30), quando ela levará as máquinas aos municípios de Redenção, Pau D’Arco e Conceição do Araguaia.
No domingo, o Estado completará a entrega para toda a Região de Integração Araguaia, que conta com 15 municípios. Também já foram contempladas integralmente as regiões do Guamá, que tem 17 municípios; Rio Caetés, 15 municípios; Carajás, 12 municípios; Tocantins, 11 municípios, e o Lago de Tucuruí, com sete municípios. Portanto, a metade das 12 regiões de integração. A distribuição iniciou na Região Metropolitana, beneficiando dois dos seis municípios.
O governo do Estado está entregando 503 equipamentos, entre caminhões, pás carregadeiras, motoniveladoras e tratores de pneu, comprados com o financiamento de R$ 140 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A distribuição das máquinas está sendo feita via Secretarias Estaduais de Projetos Estratégicos (Sepe) e Integração Regional (Seir), e Casa Civil da Governadoria.
Municípios que já receberam patrulhas mecanizadas:
Região do Guamá: Colares, Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Marapanim, Magalhães Barata, Maracanã, São João da Ponta, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, Santa Maria do Pará, São Francisco do Pará, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Vigia de Nazaré.
Região do Araguaia: Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.
Região Caetés: Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu.
Região Carajás: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
Região Tocantins: Abaetetuba, Acará, Barcarena, Baião, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia.
Região Lago de Tucuruí: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.
Região Metropolitana: Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará.




