Na última quinta-feira (12) o atropelamento que vitimou João Henrique Ferreira Paes, 53 anos, aconteceu quando ele atravessava uma faixa de pedestre localizada na avenida NS-4, que liga as Quadras 104 e 106 Norte. Esse foi apenas mais um dos vários acidentes que acontecem em Palmas nas faixas de pedestre.
A falta de respeito dos motoristas com a faixa de pedestre é uma das causas maiores causas de atropelamento na capital do Tocantins e segundo Moisés Valadares, gerente de educação para o trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, a imprudência ainda é o que causa esse grande número de acidentes.
“Infelizmente a imprudência é que na maioria das vezes causa o acidente, isso se pode evitar. O excesso de velocidade, uso de celular dentro da cidade quando o condutor está dirigindo e a gente percebe muito essa questão, são alguns dos casos que mais vemos pela cidade”, afirma.
Em Palmas, existem mais de cem faixas de pedestre, sendo cada vez mais comum os pedestres ficarem vários minutos esperando para atravessar a faixa e nenhum carro parar. “As pessoas não tem o mínimo de respeito e nem educação com o pedestre. Ás vezes a gente fica minutos pedindo para parar e não para”, destaca a auxiliar administrativa, Raquel Costa.
O gerente de educação ainda destaca que os motoristas quando se aproximarem da faixa de pedestre devem reduzir sua velocidade. “Aproximando-se da faixa de pedestre a velocidade correta é de 40 km/h, mas a gente não percebe esse respeito, os veículos freiam próximo da faixa, alguns param e depois continuam antes que o pedestre conclua a travessia. Assim os veículos que vem atrás e não conseguem ver o pedestre, pensam que ele já passou e induzidos pelo movimento dos outros carros acabam vendo o pedestre quando é tarde demais”, destaca o gerente.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que não der preferência de passagem ao pedestre que já está na faixa comete uma infração gravíssima e perde 7 pontos na carteira, além de levar uma multa de R$ 191,54. (G1 TO. Foto: Reprodução/TV Anhanguera).




