Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: Redução de ICMS impulsiona produção de leite

Noticias Relacionadas

Impulsionados pela redução da alíquota do ICMS, empresários de 16 laticínios associados ao Sindileite estão investindo cerca de R$ 4 milhões para ampliar a produção de 150 mil para 250 mil litros de leite por dia. Ao todo, o Maranhão possui 25 laticínios.

Na ultima sexta-feira foi realizado o 1º Seminário Maranhense sobre a Qualidade do Leite, no município de Peritoró. Atualmente, dos 2.500 litros de leite produzidos diariamente no município, cerca de 500 litros são destinados a laticínios da região.

O beneficiamento do leite, feito por laticínios, e a necessidade de fortalecimento do elo com o setor primário foi um dos temas discutidos durante o evento, com a palestra “Cadeia Produtiva do Leite”, proferida pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Maranhão (Sindileite), Alexandre Ataíde.

Ele relatou que um dos principais entraves antes enfrentados pelos laticínios maranhenses para ter competitividade com outros estados era o pagamento da alíquota de 17% de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) ao Governo do Estado, após a industrialização do produto. “Ao assumir a Sagrima, o secretário Afonso Ribeiro nos recebeu e reuniu-se conosco. Logo depois, fomos até a Secretaria da Fazenda e o Governo do Estado reduziu o valor da taxa de ICMS para 2%, um diferencial grande que nos permitiu competir com outros estados”, elogiou Alexandre Ataíde.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias