Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AUGUSTINÓPOLIS: Direção da FABIC vai pedir que Kátia Abreu barre instalação da UNITINS

Noticias Relacionadas

Ainda contrariados com a decisão da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) de não encampar a FABIC e assumir dívidas que ultrapassa a cifra de R$ 3 milhões, a direção da Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC), resolveu seguir a orientação do Departamento Jurídico da instituição e procurar políticos da oposição para tentar barrar o funcionamento da UNITINS em Augustinópolis.

A estratégia é buscar membros da bancada federal, com trânsito junto ao Governo Federal, para agir no Ministério da Educação e delongar sobre qualquer pretexto a expansão da UNITINS, pelo menos provisoriamente, como forma de pressionar o Governo do Estado.

O primeiro parlamentar federal procurado foi o deputado federal, César Halum (PRB), que após tomar conhecimento do pedido não aceitou interferir por considerar que seria um prejuízo muito grande para região. Acadêmicos da FABIC disseram ao webjornal Folha do Bico, que após receberem a negativa de Halum, a direção pediu ao parlamentar a destinação de uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão para ajudar a resgatar a instituição.

Agora, a direção da FABIC tenta uma audiência com a senadora, Kátia Abreu (PMDB). O grupo estaria disposto a seguir semana que vem à Brasília para conversar pessoalmente com a senadora, apresentar a situação e solicitar alguma medida protelatória no Ministério da Educação. A direção considera que por ser, hoje, a principal opositora ao Governo do Estado, Kátia poderia aceitar o convite e se tornar a principal defensora da FABIC em contra posição a UNITINS.

Caso a estratégia da direção da FABIC se consolide, a ação pode também prejudicar a instalação do campus da UNITINS, em Araguatins, com previsão de abertura e funcionamento para o mês de agosto.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias