Na madrugada de segunda, 14, policiais rodoviários federais apreenderam aproximadamente 15 metros cúbicos de madeira em toras que estavam sendo transportados ilegalmente em um caminhão no município de Dom Eliseu, sudeste paraense.
O veículo que transportava a madeira, com placa traseira de Açailândia (Maranhão), transitava sem placa de identificação dianteira, quando foi abordado pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no quilômetro 36 da BR-010.
Durante a fiscalização, o condutor do veículo José Carlos Francisco Teixeira, 38 anos, apresentou uma Nota fiscal emitida em 25 de março e uma Guia Florestal de 27 de março, vencida na primeira semana de abril (04). Além disso, os agentes constataram que o tacógrafo do caminhão estava totalmente em branco, não sendo possível fazer qualquer tipo de análise sobre velocidade, tempo de parada ou trajeto percorrido.
Questionado sobre a madeira transportada ilegalmente, o condutor do caminhão disse ter carregado o veículo em uma localidade no Ramal da Marajoara, no km 33 da BR 010 e teria como destino Triunfo Indústroa e Comércio de Madeiras Ltda, serraria localizada cerca de um quilômetro depois.
Caracterizado o crime ambiental, a carga e o caminhão foram apreendidos no posto da PRF em Dom Eliseu, ficando a disposição da SEMA




