Às 14h deste sábado, 1º de maio, o governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, desembarcou no aeroporto de Palmas, após cumprir missão oficial internacional na China. Ele chegou acompanhado do secretário de Relações Internacionais, Júlio Rezende, e do assessor Pedro Gil.
Ainda no hangar do Estado, onde foi recepcionado por dezenas de autoridades, políticos, populares e sua família, Carlos Gaguim assinou o termo de reassunção do cargo e falou sobre os resultados da viagem. “Quero dizer aqui que ainda este ano nós vamos trazer para o Tocantins uma indústria de implementos agrícolas, para ajudar nossos pequenos produtores”, afirmou, acrescentando que “dentro de 60 dias os primeiros investidores começam a chegar ao Estado”.
Empolgado com a recepção que teve na China, onde foi recebido “com tapete vermelho”, o governador enfatizou o crescimento extraordinário dos chineses e destacou que em breve eles devem superar os Estados Unidos como maior economia do mundo. “Eles trabalham todo dia, eles não têm sábado, não têm domingo, e o Tocantins vai ser um grande parceiro desse desenvolvimento deles”, afirmou, acrescentando que existem cerca de 20 empresários chineses que demonstraram interesse em explorar as jazidas de minérios tocantinenses.
Sobre os projetos tocantinenses já em andamento, o governador afirmou que vai intensificar esforços nos projetos São João e Sampaio, além da instalação do entreposto da Zona Franca de Manaus, que já está em processo avançado de negociações com o governo do Amazonas, e investir nas hidrovias. “As hidrovias são a grande solução para o problema de transporte no mundo e nós vamos trazer isso para o Tocantins”, enfatizou o governador.
Empesários
Mesmo tendo viajado por quase 20 horas, Carlos Gaguim chegou ao Tocantins disposto e, segundo ele, determinado a promover cada vez mais o desenvolvimento do Estado. Entre as boas notícias trazidas pelo governador, está a visita de um grupo de empresários chineses, o que acontecer em um prazode 20 dias, segundo o governador. Os empresários virão ao Tocantins para conhecer e verificar as possibilidades de investimentos nos setores de agronegócio, de minérios e na indústria tocantinense.
“O Tocantins irá fornecer alimentos, grãos e minérios para a China e receberá novas tecnologias, novas indústrias e, consequentemente, vai gerar mais emprego e propiciará a qualificação da mão-de-obra tocantinense. Temos grandes perspectivas de fechar bons negócios com os chineses e atrair mais investidores para o Estado”, destacou Carlos Gaguim, ainda no aeroporto.
Dólares
Na primeira etapa da viagem à China, o governador garantiu recursos de cerca de US$ 140 milhões para a instalação de indústria no Tocantins, assinando, no último dia 24 de abril, um Protocolo de Intenções com a indústria Synergy Group para instalação de uma fábrica de lâmpadas led, componentes para computadores, pendrives, paint de memória e semicondutores. (Julliana Ribeiro)




