Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Loja de móveis e eletro lidera ranking do PROCON no TO

Noticias Relacionadas

O ranking das empresas no Cadastro de Reclamações Fundamentadas no Tocantins em 2013, do Departamento Pró Direitos e Deveres nas Relações de Consumo do Tocantins (PROCON-TO), foi divulgado ontem em coletiva de imprensa. As empresas que figuram no topo da lista do órgão com seus respectivos números de reclamações são: a Lojas Nosso Lar (234); a operadora Oi Brasil Telecom S/A (telefonia fixa) (182); o Banco BMG S/A (163); a Oi Brasil Telecom S/A (telefonia celular) (156); e a Semp Toshiba Amazonas S/A (155).

O diretor-geral do PROCON-TO, Dulcélio Stival, informou que é uma surpresa a empresa de móveis ficar em primeiro lugar na lista. “Apesar de sempre falarmos em telefonia e financeiras como as empresas com maiores demandas de reclamações, agora temos uma loja de outro setor. Acredito que isso está relacionado ao grande volume de vendas e as vezes falta de preparo para atender os problemas que surgem”, avaliou Stival.

As queixas mais comuns dentre as cinco principais empresas mais reclamadas são a abrangência da garantia do produto; cobrança indevida; antecipação de financiamento; irregularidades no contrato; produto com problemas; rescisão ou alteração de contrato.

As reclamações fundamentadas são aquelas que resultaram em um processo administrativo dentro do PROCON-TO. “É importante ressaltar que essa lista é das reclamações que geraram processo dentro do órgão, que podem ser em 1ª e 2ª estância”, enfatizou o diretor-geral. Segundo Stival, na lista geral de reclamações registradas pelo órgão em 2013, os três segmentos que lideram o ranking são as financeiras, o setor de telefonia e as empresas de eletroeletrônicos.

Empresas

O sócio-proprietário da Lojas Nosso Lar, Marcelo Soares Bravo, disse que a empresa há três anos criou um departamento para cuidar das reclamações. “Desde então estamos dando assitência com mais rapidez aos clientes e dependendo do caso o problema é resolvido na hora”, colocou Bravo. Ainda conforme o empresário, a empresa vende muito e possui processos de reclamações antigos, o que poderia estar sendo somando no ranking que a colocou em 1° lugar.

O Banco BMG S/A informou, por meio de nota, que vem atuando para esclarecer as demandas apresentadas pelos clientes do Tocantins junto aos órgãos de defesa do consumidor.

A Oi, por meio de nota, comunicou que está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé operações, engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço. Segundo a empresa, todas as ações implementadas pela Oi, de setembro de 2013 a janeiro de 2014, resultaram na redução de 25% no volume consolidado de reclamações nos Procons de todo o país.(Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias