Sessenta técnicos, de 46 municípios das regiões oeste e sul do Pará, participam até esta quinta-feira (13) da reunião de gestores promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER), para discutir as ações realizadas no triênio 2011/2013, que oferecem assistência técnica e extensão rural a comunidades rurais.
Nesta quarta-feira (12), a administradora de empresas Ana Rodrigues, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), abordou o trabalho desenvolvido pela Emater, seu planejamento e suas estratégias de ação, a fim de motivar ainda mais os profissionais que atuam no campo.
Entre os exemplos desse trabalho está o Escritório Regional de Altamira, que atende a nove municípios, e responde por mais de 70% do Cadastro Ambiental Rural (CAR) realizado em todo o Estado.
Em 2011, pouco mais de 4 mil famílias foram atendidas pelo Escritório de Altamira, e em 2013 esse número ultrapassou 6.500 atendimentos. Nos municípios vinculados ao Escritório Regional foram realizadas ações nas áreas de beneficiamento animal e vegetal, beneficiamento de leite e polpa de frutas, manejo de ordenha, filetagem de pescado e crédito rural. Todos os municípios do Escritório de Altamira integram a Região do Xingu, área de influência da Hidrelétrica de Belo Monte.
No Escritório Regional de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, que congrega 15 municípios, foram realizados mais de 10 mil atendimentos a famílias de agricultores. Os municípios elaboraram quase 700 projetos técnicos, o que resultou na contratação de mais de R$ 33,5 milhões, financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
Só em 2013, mais de 130 toneladas de produtos foram comercializadas por famílias agricultoras. Por meio do Programa Nacional de Apoio à Merenda Escolar (PNAE) e do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), 255 famílias acessaram os programas com a intermediação da Emater, no sul do Pará. A empresa é formada por 12 regionais, instaladas nos 144 municípios paraenses.




