Será divulgado na manhã desta quarta-feira, 28, o modelo de avaliação a ser adotado no processo seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Declarações dos membros do Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) conselho indicam que serão duas as provas para o vestibular do ano que vem. Uma delas será o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), usado como requisito para aprovação do candidato. A outra deverá ser de múltipla escolha elaborada pela instituição – unificada para todos os cursos.
O processo seletivo da UFPA é o mais importante da região Norte. Cada ano, a entidade desperta maior interesse dos estudantes – No último vestibular foram mais de 50.400 inscritos contra 47 mil do ano anterior. São mais de 6.300 vagas distribuídas em 131 cursos, número que está em constante expansão.
A enquete virtual apresentada na página da UFPA na internet a fim de consultar a comunidade acadêmica sobre como o vestibular deve incorporar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou aos 1.456 votos. Com 59% das opiniões, o equivalente a 869 respostas, a maioria dos participantes foi contra a adesão à prova nacional. O Enem utilizado em apenas uma das etapas, a opção mais simpática aos olhos entidade de ensino, alcançou 313 votos, 21% foram favoráveis. (Portal ORM)




