Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Área de plantio de soja aumenta e ADAPEC já monitorou 80% da área de soja plantada no TO

Noticias Relacionadas

Com um aumento de cerca de 21% na área de plantio de soja na safra 2013/2014 em relação a safra passada, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (ADAPEC), intensificou o monitoramento da pragas – ferruagem asiática e Helicoverpa armigera chegando a aproximadamente a 450 mil hectares de área já monitoradas, de um total aproximado de 550 mil hectares cultivadas nesta safra.

Segundo o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal da ADAPEC, Luís Henrique Michelin, desde o início do plantio da soja, em outubro, a Agência vem monitorando 100 mil hectares de área plantada por mês em todo o Estado. “O objetivo deste monitoramento constante que a ADAPEC realiza por meio de coletas de amostragem na soja é controlar a ferrugem asiática, e neste ano também a Helicoverpa armigera,” disse Michelin. Ele ainda destacou que, graças a este controle sanitário feito pela Adapec a produção tocantinense vem crescendo cada vez mais com qualidade.

O período de colheita da soja no Estado já começou e deve ir até o final de março, porém, o serviço de controle de pragas continua até a pós-colheita, isso significa, que a Agência irá monitorar 100% de toda a área plantada até o fim da colheita. Após a retirada da soja do campo o produtor deve realizar um plano de manejo ou a destruição de algumas plantas que possam nascer de sementes que caem no solo. “Existe uma determinação por parte do Ministério da Agricultura para que o produtor faça o manejo da área ou a destruição das plantas que vão nascer pós-colheita, a fim de evitar o surgimento de pragas,” alertou Michelin.

Para o presidente da ADAPEC, Marcelo Aguiar, mesmo com o surgimento da Helicoverpa armigera nesta safra, a perspectiva é de uma colheita com grãos de ótima qualidade. “Nesta safra o governo, por meio da Adapec teve a preocupação de ampliar o monitoramento para 100% da área de soja plantada no Estado, com o objetivo de combater pragas como a ferrugem asiática que atinge a cultura da soja, e assim garantir que o produtor não tenha prejuízos em suas lavouras,” afirmou Aguiar. Ele ainda ressaltou que a ADAPEC possui um papel fundamental na qualidade da produção de soja, por ser o Órgão responsável pela sanidade vegetal dos grãos produzidos no Tocantins.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias